Relembre filmes brasileiros que já foram indicados ao Oscar e saiba onde assisti-los

Longas e curta-metragens, animação e documentários marcaram época e receberam indicação ao Oscar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Central do Brasil, 1998. (Divulgação)

Os brasileiros continuam anestesiados com a notícia de que o filme ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, foi indicado ao Oscar. A premiação internacional será realizada no dia 2 de março. Assim, esse é o momento perfeito para relembrar outros filmes brasileiros que já foram indicados ao Oscar e assisti-los, caso ainda não o tenha feito.

O primeiro indicado foi o longa-metragem O Pagador de Promessas, de 1962, que concorreu ao prêmio na categoria Melhor Filme Estrangeiro. O filme, dirigido por Anselmo Duarte, conta a história do protagonista Zé do Burro, interpretado por Leonardo Villar, que enfrentava adversidades ao carregar uma cruz de madeira como promessa pela saúde de seu animal. O longa está disponível no streaming Globoplay.

O Beijo da Mulher Aranha foi indicado ao Oscar em 1986, um ano após o seu lançamento no Brasil. O filme concorreu nas categorias Melhor Filme e Melhor Direção. A trama aborda a relação entre dois homens presos no período da ditadura militar brasileira. O Beijo da Mulher Aranha está disponível no Globoplay.

Dez anos depois, O Quatrilho recebeu indicação como Melhor Filme Internacional. O filme narra a história de dois casais que vivem tranquilos em uma comunidade rural nos anos 1910, até que se apaixonam pelos parceiros um dos outros. O filme também pode ser assistido pelo Globoplay.

O Pagador de Promessas, 1962. (Divulgação)

Indicados com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro

Em 1998 o filme O Que É Isso Companheiro, com a atriz Fernanda Torres, esteve na lista dos indicados à Melhor Filme Internacional. Com uma história densa e envolvente, o filme aborda a luta de dois amigos que se juntam à guerrilha armada contra a ditadura. O longa está na plataformas Prime Video e Globoplay.

O Que é Isso, Companheiro?”, de 1997. (Pôster/Divulgação)

Um ano depois, Fernanda Montenegro concorre ao Oscar com o drama Central do Brasil. Além da indicação da atriz na categoria de Melhor Atriz, a produção audiovisual disputou o prêmio como Melhor Filme Internacional. Central do Brasil está na Netflix e Globoplay.

Em 2025, é a vez da sua filha, Fernanda Torres ser indicada ao Oscar, também na categoria de Melhor Atriz. Além dela, o filme que protagonizou, ‘Ainda Estou Aqui‘, concorre como Melhor Filme. O filme continua sendo exibido nos cinemas brasileiros.

Cidade de Deus

O filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, concorreu ao Oscar em quatro categorias em 2004, um ano após seu lançamento. As categorias foram: Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia. Cidade de Deus está disponível na Netflix, Max e Globoplay.

Cidade de Deus, 2003. (Pôster/Divulgação)

Curta e Animação

Em 2001, o curta-metragem Uma História de Futebol, de Paulo Machline, foi indicado ao prêmio. A produção narra a infância do Rei do futebol, Pelé. Para assisti-lo, basta acessar o Vimeo do cineasta.

Na categoria de animação, O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, concorreu ao prêmio máximo, em 2016. O protagonista da história vai atrás de seus sonhos pelo mundo. A animação está disponível no Globoplay.

O Menino e o Mundo. (Divulgação)

Documentário

Em 2020, o documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, recebeu indicação como Melhor Documentário. O documentário narra o desenrolar político acerca do Impeachment de Dilma Roussef, em 2016. Quem deseja assistir, ele está disponível na Netflix.

Democracia em Vertigem. (Divulgação, Netflix)

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

veiculo autonomo eua