Se você costuma passar em frente ao Aeroporto Internacional de Campo Grande, sabe que o Monumento dos Tuiuiús, um dos cartões postais da cidade, passa por uma reforma. A obra ficou parcialmente destruída após um temporal que atingiu a capital, em dezembro de 2023.
Iniciada em 2025, a reforma é conduzida pelo criador original da obra, o artista plástico Cleir Avila, em parceria com o Sicredi de Mato Grosso do Sul e a Aena, gestora do aeroporto. A previsão, até o momento, é de que o monumento seja entregue no fim de julho.
Famosa por representar a fauna do estado, a obra é composta por três esculturas – Asa Branca, Majestoso e Zé Bicudo. Essas, já estão concluídas, sendo visível a todos que passam pelo local. Contudo, um detalhe continua em segredo, mantido atrás dos tapumes da obra.

O icônico lago, que circundava as aves e transmitia a sensação de que elas estavam pescando peixes, ainda continuará no design da obra? A resposta é não. Ao Jornal Midiamax, a Aena confirmou que o espelho d’água foi retirado do design do monumento após uma sugestão da construtora.
O intuito da alteração é evitar que a água fique empoçada, se transformando em foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti. O artista deu parecer favorável a mudança proposta.

E você, o que achou da retirada dos espelhos d’água? Conta para a gente em nossas redes sociais!
Água parada é retirada do monumento de Tuiuiús
Reportagem do Jornal Midiamax, de fevereiro de 2024, mostrou que o Monumento dos Tuiuiús havia se tornado possíveis criadouros de mosquito-da-dengue. Na ocasião, as estátuas permaneciam cobertas por lonas, após serem destruídas com a tempestade.
Ao redor do monumento, poças de água se formavam, reforçadas pelo espelho d’água que fazia parte da obra. No dia seguinte à reportagem sobre o acúmulo de água aos pés dos Tuiuiús, o local foi limpo. As estátuas, entretanto, continuavam com os danos, sendo que uma delas estava caída ao chão.
Em nota enviada ao Midiamax, a Aena havia informado que as estátuas foram deixadas intactas a pedido do artista. “O próprio artista orientou como fazer a proteção da obra, que, segundo ele, deve permanecer na posição que a ventania deixou até que os reparos sejam iniciados”, informou a administradora.

Ventania durante temporal derruba escultura de tuiuiú
Temporal com ventania que chegou a 57,4 km/h deixou um rastro de destruição no Aeroporto Internacional de Campo Grande, no dia 3 de dezembro de 2023. Um dos tuiuiús da escultura em frente ao local não aguentou a força do vento e caiu.
O incidente ocorreu dois meses após o aeroporto de Campo Grande ser entregue à iniciativa privada — desde outubro de 2023, a unidade está sob gestão da Aena Brasil, bem como os aeroportos de Ponta Porã e Corumbá.
O monumento, que ficou parcialmente destruído, passou cerca de um ano coberto por uma lona. Até dezembro de 2024, as negociações para a revitalização da obra ainda estavam em fase de negociação. Assim, a revitalização começou de fato em abril de 2025, com previsão de entrega para julho deste mesmo ano.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.