Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Quer ‘passarinhar’? Corumbá e Ladário entram pela 1ª vez no Desafio Natureza Urbana 2025

Intenção é que toda a comunidade participe, não necessariamente indo nos passeios fotográficos, mas, registrando os bichos do quintal de casa
Graziela Rezende -
Periquito Rei observado na área urbana, em MS (Madu Livramento/Jornal Midiamax)

Os municípios de e Ladário, localizados no coração do sul-mato-grossense, entram pela primeira vez no Desafio Natureza Urbana 2025, que faz a contagem e registro de espécies locais observadas, por 4 dias, simultaneamente, em diversas cidades brasileiras e outras partes do mundo.

“O objetivo é a construção de uma ciência cidadã, porque, muitas vezes, a gente está ali convivendo no nosso dia a dia com uma ave, que mora na nossa árvore, por exemplo, com bichos silvestres que acabam aparecendo no quintal, e pessoa nem sabe qual é a espécie, sua influência na nossa biodiversidade e no nosso ambiente, então, são momentos que construímos em roda de conversa, de refletirmos sobre isso e também catalogarmos novas espécies”, afirmou a observadora de aves e técnica ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do e dos Recursos Naturais Renováveis), Erika Luana Lopes Flores, de 24 anos.

Conforme a observadora, a intenção é que toda a comunidade participe, não necessariamente indo nos passeios fotográficos, mas, registrando os bichos do quintal de casa mesmo e enviando no aplicativo/site Inaturalist. “A pessoa precisa fazer o registro entre os dias 25 a 28, daí já está valendo. Este é um incentivo a ciência e a observação da fauna silvestre, ainda mais na região urbana, no coração do Pantanal”, avaliou.

Conforme Erika, é dever de todos, enquanto sociedade, a preservação da fauna silvestre. “Pesquisadores do mundo todo participam e identificam espécies. Nosso objetivo é entrar no ranking das cidades que mais registram. Ano passado, por exemplo, o recorde foi de , com cerca de 300 espécies e 25 mil fotos enviadas. E aqui, como temos diversos grupos de passarinhada, temos um potencial de ter muito mais e assim mostrar nossa riqueza e biodiversidade”, disse.

Serviço:

O Desafio Natureza Urbana 2025 contará com passeios fotográficos, rodas de conversa e lanche coletivo. Para garantir a participação, é muito simples! Basta preencher o formulário de inscrição: https://forms.office.com/r/avk1gn7HsN; criar uma conta no Inaturalist e clicar em “Faça parte” nos dois projetos abaixo:

  • City Nature Challenge 2025 – Global Project: https://www.inaturalist.org/projects/city-nature-challenge-2025-global-project
  • Desafio Mundial da Natureza Urbana 2025: Corumbá e Ladário, MS – Brasil: https://www.inaturalist.org/projects/desafio-mundial-da-natureza-urbana-2025-corumba-ms-brasil

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Furto de fios deixa Av. Manoel da Costa Lima duas semanas sem luz

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

Incêndios na região de Água Clara

MPMS instaura inquéritos contra fazendeiros por queima de vegetação nativa em MS

Homem é encontrado morto com tiros na cabeça em Rio Brilhante

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

Funcionária tem moto furtada na frente de academia em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

BR-267 teve três pontos de interdição por conta dos alagamentos em MS

Chuvas intensas deixaram rastro de destruição em várias cidades nesta Sexta-Feira Santa

Polícia

Câmeras de segurança flagram momento em que jovem invade casas durante ‘surto’

PM disse que rapaz estava sob efeito de entorpecentes e invadiu 4 residências na Vila Margarida

Cotidiano

IFMS convoca estudantes para preencherem vagas remanescentes de curso preparatório

Os candidatos podem manifestar o interesse até 30 de maio, por formulário on-line

Cotidiano

Sem trégua, feriadão em MS será de chuva e temperaturas em queda

Massa de ar frio avança e cidades de MS devem registrar mínima de 16°C