Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Quase ninguém doa e só compaixão poderá salvar vaca Fumaça de virar bife em MS: ‘me ajudem’

Companheira, vaca ajudou Liliane a sair da depressão e as duas se tornaram melhores amigas. No entanto, dono fechou negócio e avisou que vai levar o animal
João Ramos -
Compartilhar
vaca fumaça 3
Liliane virou melhor amiga de Fumaça e não consegue mais ser feliz sem o animal - (Fotos: Arquivo Pessoal)

A vaquinha realizada pela técnica de enfermagem Liliane Bezerra para impedir que Fumaça, sua vaca de estimação, seja vendida, não arrecadou nem 20% da meta. Apesar de comovente, a história parece não ter atingido os corações dos sul-mato-grossenses e, agora, só a compaixão poderá salvar o animal de “virar bife”.

Fumaça vive no sítio para onde Liliane, o marido e as filhas se mudaram há um mês, em Terenos (MS). A vaca pertence ao antigo dono da propriedade e já estava no local quando os novos moradores chegavam.

Até conseguir vendê-la, o tutor deixou a bovina aos cuidados de Liliane, que, em menos de 30 dias, se apegou à Fumaça e virou melhor amiga da vaca. No entanto, esta semana, o dono reapareceu e revelou ter fechado um negócio: vai trocar a vaquinha, que está grávida, por quatro bezerros.

vaca fumaça
Liliane lê devocional com vaca – (Foto: Arquivo Pessoal)

Por pena, dono da vaca Fumaça decidiu abrir exceção

Ao saber da notícia e ser informada de que ele precisaria levar Fumaça embora, a técnica de enfermagem entrou em desespero. Diante do sofrimento da sitiante, que não quer se separar da amiga, o proprietário do animal então abriu uma exceção e deu a ela o prazo de uma semana para comprar Fumaça e impedir a troca.

“Ele me disse: ‘te dou 40 dias pra você me pagar à vista e eu desfaço o acordo que eu fiz, mas só porque eu tô vendo o seu sofrimento’. Ele está pedindo 6 mil reais na Fumaça porque ela está prenha. Queria muito pedir a ajuda de todos, me ajudem a salvar ela, que já faz parte da minha vida. Tenho uma semana para dar um parecer pra ele”, conta Liliane.

vaca fumaça
Técnica de enfermagem não consegue mais viver sem a amiga bovina – (Foto: Arquivo Pessoal)

Prazo está acabando e vaquinha continua aberta para quem quiser doar

Para tentar conseguir o montante exigido, ela então abriu uma vaquinha online. No entanto, dias já se passaram e a roceira ainda não arrecadou nem mil reais. Menos de 20 pessoas doaram e o valor acumulado até o momento é irrisório para a compra de Fumaça.

Vendo o tempo se esvair como água nas mãos, a técnica já se prepara para o pior. Agora, só a compaixão dos sul-mato-grossenses ou do próprio dono de Fumaça poderá impedir o animal de virar bife.

Ainda assim, a vaquinha online segue aberta caso alguém se sinta tocado pela história e queira doar. Clique aqui para fazer a sua doação.

vaca fumaça
Vaquinha ainda não atingiu valor necessário

Amizade de vaca e humana: um laço forte e inexplicável

Em menos de 30 dias, a relação de amizade entre Fumaça e Liliane ficou tão intensa que as duas fazem tudo juntas e, agora, a presença do animal é fundamental para a felicidade da técnica de enfermagem. Além disso, o fato de Fumaça estar grávida torna a venda ainda mais cruel para a campo-grandense.

“Eu acordo e ela já está na porta me esperando, a gente toma café juntas, ouvimos música e fazemos devocional. Ela vai ser mamãe e não quero que seja vendida, ela não merece virar bife, eu não acho justo. Ela me ajudou na cura da ansiedade e da depressão e ainda tira os melhores sorrisos do meu rosto”, comenta.

Fumaça parece entender tudo o que Liliane fala – (Imagens: Arquivo Pessoal)

Embora não seja vegana, a roceira expõe motivos de sobra para não querer que o abate desse animal aconteça. “Só quem fica perto dela entende a conexão. Não quero ter uma vaca para ter dinheiro, só quero que ela viva, tenha uma vida livre e continue trazendo alegria“, afirma.

“Esse sítio é do meu pai, ele tinha cedido uma casa pra gente morar em Campo Grande, mas nosso coração não é da cidade, a gente gosta de morar no mato, no meio dos bichos. É assim que eu e meu marido somos felizes. Fez 1 mês só que nos mudamos pra cá, chegamos e a Fumaça já estava, mas parece que conheço ela há uns 20 anos“, diz a técnica de enfermagem.

Vaca e humana têm conexão inexplicável – (Imagens: Arquivo Pessoal)

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados