Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Quase lá: escolas de samba de Campo Grande fazem retoques finais para Carnaval 2025

Escolas de samba se preparam para desfilar na avenida no Carnaval 2025
Monique Faria -
Carnaval 2025 desfiles
Escola Vila Carvalho estão nos últimos detalhes dos preparativos. (Helder Carvalho, Midiamax)

Na reta final para os desfiles do Carnaval 2025, ansiedade e altas expectativas são os sentimentos mais relatados entre os membros das escolas de samba de . Neste ano, as agremiações desfilam nos dias 3 e 4 de março.

A essa altura, todos se unem para finalizar fantasias, adornos e carros alegóricos. Samba enredo também precisa estar na ponta da língua. Assim, os ensaios são intensificados, os dias são prolongados, e a madrugada passa a ser de trabalho duro.

Na escola de Samba Deixa Falar, por exemplo, os detalhes são os que ganham atenção nessa etapa. Mas, conforme o presidente da agremiação, Francis Fabian, o traço detalhista dos integrantes da escola é o diferencial.

“Faltam muitas coisas ainda, principalmente os detalhes. Somos muito detalhistas. Então, é a parte da vantagem. Mas graças a Deus, está caminhando bem”, afirma.

Fantasias são finalizadas nas últimas semanas que antecedem o Carnaval (Helder Carvalho, Midiamax)

Esse ano, a campeã de 2024 vai retratar o tema ‘Ancestralidade’. Dessa forma, a escola homenageia os indígenas e os povos africanos, que contribuíram para a formação de nossa cultura.

“Nós vamos falar de uma ancestralidade diferenciada, ou seja, sobre ancestralidade indígena e afro, que é muito pesado na nossa cultura, e que faz parte. Então, vamos falar muito do indígena e muito do africano. Mas do indígena vitorioso, o dono da terra. E o africano também, não o escravo, mas a sua realeza, seus costumes, as suas crenças, isso tudo que herdamos”, explica o presidente da escola de samba.

Desde junho do ano passado, a escola vem adiantando os preparativos. Segundo Francis, o amor pela escola e pelos festejos carnavalescos é o que une toda a equipe e faz o Carnaval ser algo democrático.

“A nossa expectativa é sempre a melhor porque a gente faz tudo durante um ano inteiro com muito amor. Então, a gente só espera o melhor”, ressalta.

Primeira mestre de baterias do Brasil tem longa história com o Carnaval

Há 20 anos fazendo parte do Carnaval, a sul-mato-grossense Nayara Thomaz carrega o título de primeira mestre de bateria mulher do Brasil. Desde 2008, a sambista assumiu o cargo e nunca mais abandonou. Foi nessa época que descobriu ser a primeira mulher a desempenhar a função no país.

Atualmente, Nayara desfila pela escola Deixa Falar. Mas, a paixão pelo Carnaval começou desde muito cedo, por influência do pai, que também seguiu por esse caminho.

“Desde muito cedo tive influência do meu pai [no Carnaval], que é músico também. Ele fazia parte de escola de samba na época dele, e também se tornou mestre de bateria. Então, como a fruta não cai longe do pé, eu segui e trilhei os mesmos passos que ele”, explica.

A paixão pelo que faz é tanta, que a expectativa para mais um Carnaval não pode ser diferente: ganhar o título pela quinta vez consecutiva. “A gente sempre vai com as expectativas lá em cima, para mais uma vez defender o título”, afirma.

Nayara Thomaz é a primeira mestre de bateria do Brasil. (Helder Carvalho, Midiamax)

Primeira escola a desfilar já está com quase tudo pronto

Neste ano, a escola Vila Carvalho foi a sorteada para abrir os desfiles de Carnaval. Portanto, os preparativos foram todos antecipados para fazer no dia do desfile.

Segundo o vice-presidente da escola e mestre de bateria, Wlauer Carvalho, a logística adotada pela agremiação é de que o Carnaval não pode ser feito apenas nos dois meses que o antecedem. Pelo contrário, os preparativos devem ser feitos durante o ano inteiro.

“O Carnaval não é só janeiro e fevereiro, é o ano inteiro. A gente se programou com uma logística de trabalhar o ano todo. Viemos fazendo as fantasias, e agora a gente já está nos finalmente, nos últimos detalhes”, explica o vice-presidente.

das fantasias que serão desfiladas na avenida. (Helder Carvalho, Midiamax)

Nessa etapa, falta apenas finalizar os carros alegóricos e alguns detalhes das fantasias. A expectativa lá em cima mantém a agremiação unida e cheia de esperança para o grande dia. “O coração está a mil de ansiedade, esperando o dia do nosso desfile”, conta Wlauer.

Neste ano, a homenageada é ninguém menos que a matriarca da escola de samba: Inês de Castro. Com uma temática tão especial, o desfile promete marcar a história da agremiação.

“Estou muito feliz, muito contente mesmo [com a ]. Meus filhos e meus netos que gravaram o samba enredo, então estou contente”, conta Dona Inês para a reportagem.

Dona Inês será a homenageada da escola Vila Carvalho. (Helder Carvalho, Midiamax)

Tímida, mas visivelmente emocionada, Dona Inês diz o que espera para o dia do desfile: “Tirar primeiro lugar”. Contudo, mais do que vencer, o desfile vai ficar em sua memória.

“Está tudo lindo, o samba enredo, as baianas, tudo muito bonito. Só fala da minha vida desde criança, não como casada”, explica.

Há 50 anos, a matriarca participa da escola de samba. Assim, nada mais extraordinário do que celebrar, em vida, as suas contribuições durante todos esses anos. “A escola para mim é tudo. Se eu estou quase 50 anos nela, nunca abandonei. Todo ano estou junto, fazendo fantasia, decorando. É tudo para mim. A homenagem tem que fazer em vida, e não em morte, não é mesmo?”, ressalta.

Praça do Papa se prepara para receber escolas de samba e público

Os últimos preparativos para o Carnaval não envolvem apenas os trabalhos das escolas de samba, mas também o conjunto de infraestruturas que permitem a realização do evento. Tradicionalmente, os desfiles de escolas de samba da capital acontecem na Praça do .

Assim, segundo o presidente da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande-MS), Alan Catharinelli, nas semanas que antecedem o evento serão realizadas os reparos na avenida. “Toda a limpeza do local, tapa-buracos, pintura do meio fio, poda de árvore será feita a partir dessa semana. E a estrutura será montada a partir do dia 17”, explica.

Os últimos ensaios das escolas de samba ocorrem nos dias 26 e 27 de fevereiro, na própria avenida. Nessa etapa, as estruturas e arquibancadas já estarão montadas para o público poder assistir.

Ainda conforme Alan, a pintura da passarela do samba será feita somente no manhã do dia 3 de fevereiro, para não arriscar comprometê-la até o evento.

“A pintura da pista da passarela do samba será feita no dia do desfile, às sete horas da manhã para a gente preservá-la. Se é pintado antes, passa muito caminhão, pode chover aquele barro em cima da tinta”, explica.

Lembrando que neste ano a passarela contará com cronômetros por toda sua extensão para auxiliar as escolas na contagem do tempo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza