Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Quase lá: escolas de samba de Campo Grande fazem retoques finais para Carnaval 2025

Escolas de samba se preparam para desfilar na avenida no Carnaval 2025
Monique Faria -
Compartilhar
Carnaval 2025 desfiles
Escola Vila Carvalho estão nos últimos detalhes dos preparativos. (Helder Carvalho, Midiamax)

Na reta final para os desfiles do Carnaval 2025, ansiedade e altas expectativas são os sentimentos mais relatados entre os membros das escolas de samba de Campo Grande. Neste ano, as agremiações desfilam nos dias 3 e 4 de março.

A essa altura, todos se unem para finalizar fantasias, adornos e carros alegóricos. Samba enredo também precisa estar na ponta da língua. Assim, os ensaios são intensificados, os dias são prolongados, e a madrugada passa a ser de trabalho duro.

Na escola de Samba Deixa Falar, por exemplo, os detalhes são os que ganham atenção nessa etapa. Mas, conforme o presidente da agremiação, Francis Fabian, o traço detalhista dos integrantes da escola é o diferencial.

“Faltam muitas coisas ainda, principalmente os detalhes. Somos muito detalhistas. Então, é a parte da vantagem. Mas graças a Deus, está caminhando bem”, afirma.

Fantasias são finalizadas nas últimas semanas que antecedem o Carnaval (Helder Carvalho, Midiamax)

Esse ano, a campeã de 2024 vai retratar o tema ‘Ancestralidade’. Dessa forma, a escola homenageia os indígenas e os povos africanos, que contribuíram para a formação de nossa cultura.

“Nós vamos falar de uma ancestralidade diferenciada, ou seja, sobre ancestralidade indígena e afro, que é muito pesado na nossa cultura, e que faz parte. Então, vamos falar muito do indígena e muito do africano. Mas do indígena vitorioso, o dono da terra. E o africano também, não o escravo, mas a sua realeza, seus costumes, as suas crenças, isso tudo que herdamos”, explica o presidente da escola de samba.

Desde junho do ano passado, a escola vem adiantando os preparativos. Segundo Francis, o amor pela escola e pelos festejos carnavalescos é o que une toda a equipe e faz o Carnaval ser algo democrático.

“A nossa expectativa é sempre a melhor porque a gente faz tudo durante um ano inteiro com muito amor. Então, a gente só espera o melhor”, ressalta.

Primeira mestre de baterias do Brasil tem longa história com o Carnaval

Há 20 anos fazendo parte do Carnaval, a sul-mato-grossense Nayara Thomaz carrega o título de primeira mestre de bateria mulher do Brasil. Desde 2008, a sambista assumiu o cargo e nunca mais abandonou. Foi nessa época que descobriu ser a primeira mulher a desempenhar a função no país.

Atualmente, Nayara desfila pela escola Deixa Falar. Mas, a paixão pelo Carnaval começou desde muito cedo, por influência do pai, que também seguiu por esse caminho.

“Desde muito cedo tive influência do meu pai [no Carnaval], que é músico também. Ele fazia parte de escola de samba na época dele, e também se tornou mestre de bateria. Então, como a fruta não cai longe do pé, eu segui e trilhei os mesmos passos que ele”, explica.

A paixão pelo que faz é tanta, que a expectativa para mais um Carnaval não pode ser diferente: ganhar o título pela quinta vez consecutiva. “A gente sempre vai com as expectativas lá em cima, para mais uma vez defender o título”, afirma.

Nayara Thomaz é a primeira mestre de bateria do Brasil. (Helder Carvalho, Midiamax)

Primeira escola a desfilar já está com quase tudo pronto

Neste ano, a escola Vila Carvalho foi a sorteada para abrir os desfiles de Carnaval. Portanto, os preparativos foram todos antecipados para fazer bonito no dia do desfile.

Segundo o vice-presidente da escola e mestre de bateria, Wlauer Carvalho, a logística adotada pela agremiação é de que o Carnaval não pode ser feito apenas nos dois meses que o antecedem. Pelo contrário, os preparativos devem ser feitos durante o ano inteiro.

“O Carnaval não é só janeiro e fevereiro, é o ano inteiro. A gente se programou com uma logística de trabalhar o ano todo. Viemos fazendo as fantasias, e agora a gente já está nos finalmente, nos últimos detalhes”, explica o vice-presidente.

Decoração das fantasias que serão desfiladas na avenida. (Helder Carvalho, Midiamax)

Nessa etapa, falta apenas finalizar os carros alegóricos e alguns detalhes das fantasias. A expectativa lá em cima mantém a agremiação unida e cheia de esperança para o grande dia. “O coração está a mil de ansiedade, esperando o dia do nosso desfile”, conta Wlauer.

Neste ano, a homenageada é ninguém menos que a matriarca da escola de samba: Inês de Castro. Com uma temática tão especial, o desfile promete marcar a história da agremiação.

“Estou muito feliz, muito contente mesmo [com a homenagem]. Meus filhos e meus netos que gravaram o samba enredo, então estou contente”, conta Dona Inês para a reportagem.

Dona Inês será a homenageada da escola Vila Carvalho. (Helder Carvalho, Midiamax)

Tímida, mas visivelmente emocionada, Dona Inês diz o que espera para o dia do desfile: “Tirar primeiro lugar”. Contudo, mais do que vencer, o desfile vai ficar em sua memória.

“Está tudo lindo, o samba enredo, as baianas, tudo muito bonito. Só fala da minha vida desde criança, não como casada”, explica.

Há 50 anos, a matriarca participa da escola de samba. Assim, nada mais extraordinário do que celebrar, em vida, as suas contribuições durante todos esses anos. “A escola para mim é tudo. Se eu estou quase 50 anos nela, nunca abandonei. Todo ano estou junto, fazendo fantasia, decorando. É tudo para mim. A homenagem tem que fazer em vida, e não em morte, não é mesmo?”, ressalta.

Praça do Papa se prepara para receber escolas de samba e público

Os últimos preparativos para o Carnaval não envolvem apenas os trabalhos das escolas de samba, mas também o conjunto de infraestruturas que permitem a realização do evento. Tradicionalmente, os desfiles de escolas de samba da capital acontecem na Praça do Papa.

Assim, segundo o presidente da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande-MS), Alan Catharinelli, nas semanas que antecedem o evento serão realizadas os reparos na avenida. “Toda a limpeza do local, tapa-buracos, pintura do meio fio, poda de árvore será feita a partir dessa semana. E a estrutura será montada a partir do dia 17”, explica.

Os últimos ensaios das escolas de samba ocorrem nos dias 26 e 27 de fevereiro, na própria avenida. Nessa etapa, as estruturas e arquibancadas já estarão montadas para o público poder assistir.

Ainda conforme Alan, a pintura da passarela do samba será feita somente no manhã do dia 3 de fevereiro, para não arriscar comprometê-la até o evento.

“A pintura da pista da passarela do samba será feita no dia do desfile, às sete horas da manhã para a gente preservá-la. Se é pintado antes, passa muito caminhão, pode chover aquele barro em cima da tinta”, explica.

Lembrando que neste ano a passarela contará com cronômetros por toda sua extensão para auxiliar as escolas na contagem do tempo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados