O ‘Leituras e Conversas’ da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), desta quinta-feira (8), discute as obras de Lino Vilachá. O clube de leitura acontece no auditório da intuição, às 19h30, com entrada gratuita.
O encontro é coordenado pelas imortais Lenilde Ramos, Maria Adélia Menegazzo e Sylvia Cesco. Nesta edição, haverá a participação da também imortal Raquel Naveira, que analisará junto com as organizadoras do projeto a trajetória de Vilachá.
Lenilde Ramos estuda e conhece o trabalho do autor, tendo convivido com ele em trabalhos no Hospital São Julião. Para ela, o destaque que a ASL dá ao escritor através de suas leituras “é um digno reconhecimento a um homem que teve espiritualidade, esperança, perseverança e uma vida de grande dedicação pelo humanismo”.
Sobre o autor
Segundo o presidente da ASL, Henrique de Medeiros, Lino Villachá (1938–1994) “foi poeta, cronista, educador e servidor público sul-mato-grossense cuja obra emergiu de um contexto de isolamento e resistência, com trajetória literária profundamente marcada por sua vivência no Hospital São Julião, onde foi internado devido à hanseníase”.
Mesmo com as dificuldades e severas limitações físicas impostas pela doença, se tornou cronista do hospital e da cidade, registrando histórias e sentimentos daqueles que viviam ali. Assim, sua poesia reflete abordam temas como dor, amor, exclusão social e resistência.
Além de poeta, Lino promoveu eventos no hospital, incentivando a prática esportiva e cultural entre os internos. Um dos eventos em que se destacou foi a visita do Papa João Paulo II, em 1991. Na ocasião, fez um discurso emocionado, representando os demais pacientes.
Em 1987, o autor casou-se com Zena Maria, uma enfermeira que conheceu por meio de suas poesias. Aliás, a cerimônia ocorreu na capela do Hospital São Julião, simbolizando uma união marcada por amor e dedicação mútua.
Mesmo enfrentando amputações de ambas as pernas, atrofia das mãos, perda auditiva e quase cegueira, Lino manteve-se ativo intelectualmente, utilizando uma lupa para ler e datilografando com lápis amarrados às mãos.
“Lino Para Sempre” reúne os cinco livros do autor: Aos meus Amigos, Luzes do meu Caminho, Uma Janela para o Pássaros, Minhas Flores de Flamboyant e Conversando com Deus e os Amigos.
Serviço
Leituras e Conversas na ASL – “poeta Lino Vilachá”
- Data: 8 de maio de 2025 (quinta-feira)
- Horário: 19h30min
- Local: Auditório da ASL – Rua 14 de Julho, nº 4653 (Altos do São Francisco)
- Entrada franca, evento presencial, traje esporte
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!