Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Prodígio de Campo Grande: garoto de 6 anos é convocado para a Seleção de Xadrez

Com o feito inédito, atleta irá representar o Brasil em competições internacionais de xadrez
Evelyn Mendes -
xadrez
Ao centro, Vitor Gabriel com seus três troféus no Fenac 2025 (Arquivo pessoal)

O que parecia só uma brincadeira entre pai e filho acabou levando o campo-grandense Vitor Gabriel Vilela, de apenas 6 anos, ao topo do pódio nacional e um convite oficial à Seleção Brasileira de Xadrez. Vitor trouxe para casa, no último fim de semana, o título de campeão na categoria sub-8 no Fenac (Festival Nacional da Criança), em Teresina (PI), onde enfrentou adversário até 2 anos mais velho que ele.

Orgulho da família, o jovem conquistou a tríplice coroa do xadrez, ou seja, venceu nas principais modalidades da competição: o jogo pensado, o rápido e o . A vitória inédita garantiu o convite para estar entre os melhores do e Vitor já se prepara para representar o país nos campeonatos sul-americano e Pan-Americano, realizados este ano na e Peru, respectivamente.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Foi a curiosidade de Vitor que fez com que a habilidade incomum fosse descoberta. Pai do atleta, Jeze Agner de Oliveira Vilela costumava disputar partidas virtuais. Mas, ao notar o interesse do filho, decidiu ensiná-lo as regras. Juntos, fizeram do esporte uma paixão em comum.

E em resultados, também. Em 2023, aos cinco anos, Vitor disputou seu primeiro torneio. De cara, o garoto já conquistou o top cinco de . Em 2024, foi vice-campeão no Fenac. Agora com a tríplice coroa no mesmo campeonato, consolida-se campeão nacional de xadrez infantil de 2025.

Vitor Gabriel no FENAC 2024 – Foto: Arquivo pessoal

Tudo em família

Jeze continua treinando o filho. Contudo, atualmente, Vitor também recebe orientação de treinadores de uma academia de xadrez em e participa do projeto escolar Divisão de Esporte, Arte e Cultura. Vitor também é apoiado pela Fesmax (Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez).

Vitor Gabriel não está só. Além de dividir a paixão pelo xadrez com o pai, sua irmã, Mariana Vilela, de 12 anos, é adepta à modalidade e também voltou para casa com medalha: a adolescente foi prata na mesma competição.

O pai dos enxadristas sul-mato-grossenses aponta que a paixão em comum pelo esporte fortalece os vínculos familiares e facilita até a rotina de treinos em casa. “Eles sempre viajam juntos, treinam juntos, um motiva ao outro”, acrescentou Jeze.

Os irmãos, a propósito, já estiveram nas páginas do Jornal Midiamax, em reportagem que apresentou os atletas em um projeto municipal desenvolvido pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) no ano passado.

Talentos do xadrez de MS

A participação de Vitor e Mariana no Fenac garantiu quatro pódios a Mato Grosso do Sul – três do menino e uma da jovem -, que levaram o estado ao top cinco no quadro geral de troféus. Outros talentos do estado também brilharam: oito crianças sul-mato-grossenses, sendo sete de Campo Grande e uma de Sonora, participaram da competição e conquistaram mais 5 medalhas para o estado.

*Com supervisão de Guilherme Cavalcante

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Enquanto o Met Gala brilha, o Pet Gala encanta com estilo animal em NY

Gigantes disputam Rota da Celulose com R$ 10 bilhões em investimentos em MS

Historiadores lançam livros que documentam o coronelismo e disputa por terras em Mato Grosso do Sul

Bebê com problema respiratório e sequelas de entubação espera cirurgia há dois meses

Notícias mais lidas agora

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

Gigantes disputam Rota da Celulose com R$ 10 bilhões em investimentos em MS

Votação não define novo Papa e conclave será retomada nesta quinta

Lesão indica que ‘Jorginho’ estava vivo no momento em que foi atacado por onça no Pantanal

Últimas Notícias

Trânsito

Avô e neto ficam feridos ao caírem de moto em buraco no Bairro Oliveira

Ambos foram levados para atendimento pelo Samu

Brasil

Gilmar Mendes nega pedido para afastar presidente da CBF 

O pedido de afastamento foi feito pela deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil/RJ)

Sem Categoria

PRF apreende cocaína escondida nos tênis em Terenos

Todos de nacionalidade boliviana, disseram terem pego a droga em Corumbá

Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

Essa foi a sexta alta seguida da Selic