O que parecia só uma brincadeira entre pai e filho acabou levando o campo-grandense Vitor Gabriel Vilela, de apenas 6 anos, ao topo do pódio nacional e um convite oficial à Seleção Brasileira de Xadrez. Vitor trouxe para casa, no último fim de semana, o título de campeão na categoria sub-8 no Fenac (Festival Nacional da Criança), em Teresina (PI), onde enfrentou adversário até 2 anos mais velho que ele.
Orgulho da família, o jovem conquistou a tríplice coroa do xadrez, ou seja, venceu nas principais modalidades da competição: o jogo pensado, o rápido e o blitz. A vitória inédita garantiu o convite para estar entre os melhores do Brasil e Vitor já se prepara para representar o país nos campeonatos sul-americano e Pan-Americano, realizados este ano na Colômbia e Peru, respectivamente.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Foi a curiosidade de Vitor que fez com que a habilidade incomum fosse descoberta. Pai do atleta, Jeze Agner de Oliveira Vilela costumava disputar partidas virtuais. Mas, ao notar o interesse do filho, decidiu ensiná-lo as regras. Juntos, fizeram do esporte uma paixão em comum.
E em resultados, também. Em 2023, aos cinco anos, Vitor disputou seu primeiro torneio. De cara, o garoto já conquistou o top cinco de Mato Grosso do Sul. Em 2024, foi vice-campeão no Fenac. Agora com a tríplice coroa no mesmo campeonato, consolida-se campeão nacional de xadrez infantil de 2025.

Tudo em família
Jeze continua treinando o filho. Contudo, atualmente, Vitor também recebe orientação de treinadores de uma academia de xadrez em Campo Grande e participa do projeto escolar Divisão de Esporte, Arte e Cultura. Vitor também é apoiado pela Fesmax (Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez).
Vitor Gabriel não está só. Além de dividir a paixão pelo xadrez com o pai, sua irmã, Mariana Vilela, de 12 anos, é adepta à modalidade e também voltou para casa com medalha: a adolescente foi prata na mesma competição.
O pai dos enxadristas sul-mato-grossenses aponta que a paixão em comum pelo esporte fortalece os vínculos familiares e facilita até a rotina de treinos em casa. “Eles sempre viajam juntos, treinam juntos, um motiva ao outro”, acrescentou Jeze.
Os irmãos, a propósito, já estiveram nas páginas do Jornal Midiamax, em reportagem que apresentou os atletas em um projeto municipal desenvolvido pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) no ano passado.
Talentos do xadrez de MS
A participação de Vitor e Mariana no Fenac garantiu quatro pódios a Mato Grosso do Sul – três do menino e uma da jovem -, que levaram o estado ao top cinco no quadro geral de troféus. Outros talentos do estado também brilharam: oito crianças sul-mato-grossenses, sendo sete de Campo Grande e uma de Sonora, participaram da competição e conquistaram mais 5 medalhas para o estado.
*Com supervisão de Guilherme Cavalcante
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!