Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Princesa do Japão comeu sobá em sala privada e opinou sem ninguém ver

Saiba o que Kako de Akishino achou da iguaria que é símbolo de Campo Grande
João Ramos -
princesa do japão comeu sobá
Momento em que a princesa Kako chegou ao local da recepção. (Fotos: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A princesa imperial do ficou somente 50 minutos diante do público da cerimônia que a homenageou em (MS), na manhã desta terça- (10). No entanto, antes de ir para a celebração, Kako de Akishino teve tempo de experimentar o sobá, prato de origem japonesa típico da Capital, sem que ninguém visse.

Em uma sala privada na AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira), mesmo local do evento, a princesa foi apresentada à iguaria, preparada pela voluntária Dirce Kimie Guenka, especialmente para sua Alteza.

“Me chamaram para fazer um sobá para a princesa provar. Porque diz que ela queria comer sobá de Campo Grande e Okinawa, então pediram pra eu fazer. Fiz macarrão e trouxe o caldo pra ela servir”, conta Kimie, que é Presidente da Associação Funjikai, das Mulheres do Grande Japão, na Capital.

princesa do japão comeu soba
Dirce Kimie Guenka fez sobá para princesa Kako. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Gostou ou não? Saiba o que a princesa do Japão achou do sobá

Conforme a representante, Kako comeu o sobá em uma sala só para ela, na área de convivência da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira. Depois, a realeza fez questão de agradecê-la, pegou em sua mão e opinou sobre o prato.

“Ela agradeceu muito, disse que estava muito bom, muito gostoso e ficou feliz de provar”, revela a voluntária, que fabrica macarrões para comidas orientais em Campo Grande.

Emocionada, Kimie afirma que cozinhar para Sua Alteza foi motivo de muito orgulho. Questionada, ela diz não saber por que foi escolhida para preparar a receita para Kako, mas vibra com a oportunidade.

“Me senti orgulhosa em poder dar esse presente pra ela, de coração. Acho que é muito importante, o nosso coração Okinawa é isso. Fico grata de poder contribuir dessa forma”, finaliza a okinawana.

Local do evento, na Avenida Ministro João Arinos. (Foto: Google Maps)

O que é sobá?

Um dos pratos mais típicos de Campo Grande, o sobá tornou-se patrimônio cultural imaterial da cidade em 2006 e é uma espécie de sopa de macarrão com omelete e carne de porco.

Basicamente, a receita leva macarrão cozido no tutano do boi, que dá o gosto e o caldo característico. Para completar, carne de porco fritinha, assim como o ovo picado, com salsinha, cebolinha, shoyu e gengibre a gosto. É servido quente, o que acalenta o estômago no inverno, mas igualmente indispensável quando a temperatura máxima chega aos 35ºC.

A história do sobá confunde-se com a instalação da japonesa da cidade. A sopa, cujo nome original é toshikoshi-soba, é nativa de Okinawa, o arquipélago japonês de onde veio boa parte dos imigrantes atualmente em Mato Grosso do Sul.

Vale lembrar, também, que por aqui a receita ganhou toques que a diferenciam da original. Por isso, é raro ver a iguaria em outros lugares do Brasil e até do mundo.

princesa do japão comeu soba
Sobá leva ovos, carne, macarrão e um caldo especial

O que a princesa fez em Campo Grande

Às 10h25 desta terça-feira (10), horário local, Kako de Akishino apareceu no estacionamento da Associação Nipo-Brasileira, logo após comer o sobá em outro setor nas dependências da entidade, e deu início à cerimônia de boas-vindas.

Escoltada pela Polícia Imperial do Japão e com a presença da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul reforçando a segurança, a princesa chegou em um carro cercado por outros diversos veículos.

Um de seus súditos então posicionou um banquinho no chão para que ela descesse do automóvel. Em seguida, a princesa iniciou o evento fazendo reverência a um monumento aos antepassados, no topo de uma escadaria, e prestou uma homenagem com coroa de flores aos imigrantes que ajudaram a construir a história de Mato Grosso do Sul.

Depois, Sua Alteza plantou uma muda da árvore cerejeira logo à frente do memorial “ireihi”, pedra de mármore preto esculpida em homenagem aos primeiros imigrantes de seu país. Dentro do salão, o público acompanhava tudo por um telão, até a princesa entrar no local.

Momento em que a princesa desceu do carro. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Homenagem floral aos imigrantes. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Reverência aos antepassados. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Kako observando monumento. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Pedra de mármore foi esculpida em homenagem aos imigrantes. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Monumento em homenagem aos imigrantes pioneiros. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Princesa cumprimentando idosos. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Kako e sua intérprete no palco. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Árvore plantada pela princesa. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Árvore plantada pela princesa. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O discurso da princesa

Após subir ao palco, já no salão da cerimônia, Kako ouviu os discursos de autoridades como a prefeita Adriane Lopes (PP) e o senador Nelsinho Trad (PSD). Uma tradutora a acompanhava para que ela pudesse entender tudo o que era dito. Logo em seguida, foi a vez de a princesa dizer suas palavras, também traduzidas para a plateia pela mesma intérprete.

“Meus pais e a minha irmã também estiveram no Brasil e guardam com carinho até hoje as lembranças da calorosa recepção. Depois de retornar ao Japão, pretendo transmitir o esforço e a dedicação da comunidade nipo-brasileira daqui e continuarei com esse sentimento de familiaridade. Muito obrigada!”, discursou a Alteza.

Ainda no palco, Kako recebeu o título de ‘Visitante Ilustre‘ e ganhou um presente especial dado em conjunto por associações da cultura japonesa de Campo Grande. Segundo Nilson Tamotsu Aguena, vice-presidente administrativo da Associação Nipo, a princesa foi agraciada pelas entidades com um quadro de duas araras, feito manualmente por uma artista da Capital.

Princesa Kako discursando. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Princesa foi homenageada pela Alems. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Mais homenagens a Kako. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Momento em que ela recebe quadro que tem duas araras. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Princesa com o presente na mão. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Palco com autoridades à esquerda e princesa ao centro. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Quando a princesa vai embora de Campo Grande?

Com o fim da cerimônia, às 11h15 em ponto, Kako cumprimentou a primeira fila da plateia, composta por um grupo de pessoas mais idosas, e não deixou de interagir com as crianças, que fizeram uma linda apresentação em sua homenagem. Vale lembrar que a grande intenção do evento e da visita de Sua Alteza à Capital foi celebrar os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão.

Após deixar a Associação Nipo, Kako partiu para a Governadoria, para uma reunião com o governador Eduardo Riedel. Durante a tarde, há uma visita marcada na Escola Visconde de Cairu, símbolo da comunidade japonesa na Capital.

Depois do tour pela cidade, a princesa deixa Campo Grande ainda nesta terça (10) e segue para , onde continuará a agenda dos eventos que celebram as relações diplomáticas de Brasil e Japão por mais de um século.

Sua Alteza cumprimentando a comunidade japonesa. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Mais cumprimentos. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Crianças dançaram para princesa. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Grupo que realizou apresentações no evento. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Grupo que realizou apresentações no evento. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Apresentação para a princesa Kako. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Família esteve no local e levou matriarca de 95 anos para ver a princesa. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Idosa segurando a bandeira. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Crianças foram ver a princesa. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Pequena foi vestida “a caráter”. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Kako segue no Brasil até dia 15

Agora, a realeza cumprirá uma agenda de dois dias no Distrito Federal, incluindo uma visita ao presidente Lula. A agenda segue no dia 13, com visita ao Rio de Janeiro. Já nos dias 14 e 15 de junho, os dois últimos da programação, Kako terá compromissos em Foz do Iguaçu.

Em todas as cidades, a princesa se encontrará com membros da comunidade Nikkei e pessoas ligadas ao Japão, para celebrar a boa relação entre os países.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-bancária de Dourados reinventa aposentadoria na produção de farofa artesanal com sabor de infância

sala de cremação preta gil

Emocionante? Influencer entra em crematório e mostra como foi despedida de Preta Gil

‘Pix falso, lanche falso’: lanchonete envia pedra no lugar de lanche por suspeita de golpe de cliente

Acidente com ônibus do cantor Netto Brito deixa quatro mortos na Bahia

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

Mulher tem corpo jogado em valeta por amante após sofrer infarto durante relação sexual em MS

Últimas Notícias

Brasil

CFM proíbe médicos de aplicarem anestesia para realização de tatuagens estéticas

Proibição vale independentemente da extensão ou localização da tatuagem

MidiaMAIS

Nova frente fria surpreende e traz florada de ipês-amarelos a Campo Grande

Florada dos ipês-amarelos ocorre sempre entre os meses de julho e agosto e costuma durar pouco mais de uma semana

Política

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

Embaixadora do Brasil nos EUA diz que Trump surpreendeu a todos com tarifaço

Cotidiano

Com previsão de 10 °C, SAS reativa ponto de acolhimento no Ayrton Senna

A previsão é de que os termômetros cheguem a 12 °C na madrugada desta segunda e 10 °C na terça-feira