Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Polícia Imperial do Japão está a postos em Campo Grande caso algo saia do lugar em evento com a princesa

Princesa reverenciou monumento e plantou uma árvore antes de entrar em salão e receber homenagens em associação nipo-brasileira da Capital
Evelin Cáceres, João Ramos -
Princesa Kako chega a evento em Campo Grande. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Com quase 1h30 de atraso, a princesa imperial do Japão, Kako de Akishino, chegou às 10h25 desta terça-feira (10) à Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira, em . Agentes da Polícia Imperial do Japão acompanham a agenda. À paisana, os policiais japoneses estão disfarçados e espalhados por diversos pontos do local onde ocorre a recepção de Sua Alteza.

A imprensa conta com dois pontos para poder cobrir o evento. Caso alguém saia do lugar, a polícia está autorizada a agir. Também há escolta e reforço da segurança pela Polícia Militar de Campo Grande.

Súditos colocaram um banquinho para que a princesa descesse do veículo em que chegou à Associação. Após sair do carro, ela reverenciou o monumento aos antepassados em uma com coroa de flores. Em seguida, plantou uma muda de cerejeira no estacionamento da Associação. No entanto, ninguém pôde filmar o plantio.

Isso porque são proibidas fotos e selfies da princesa fora da área demarcada para os veículos de comunicação. Imagens que peguem a realeza por um ângulo de costas então, são terminantemente vetadas.

Princesa Kako faz reverência a monumento aos antepassados. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Após plantar a cerejeira, a princesa seguiu em programação dentro do salão da Associação, onde assistiu a apresentações da comunidade japonesa preparadas especialmente para recebê-la na cerimônia de boas-vindas.

No palco, estão autoridades como a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), e o senador (PSD). Sua Alteza também conta com uma tradutora para entender tudo o que é dito e que também traduz para o público tudo o que ela fala.

Após a cerimônia, Kako visitará lugares importantes para a cultura japonesa na Capital. No entanto, ela não atenderá a população e deverá ir embora ainda hoje.

Linda, simpática e humilde, a jovem chamou atenção por vestir look já usado em vários eventos reais (recentes, inclusive) em sinônimo de respeito aos custos da família imperial japonesa. Com o gesto, mostrou que não se importa de aparecer em público com roupa repetida e reforçou a imagem de princesa sem extravagâncias.

Só são permitidas fotos de longe da princesa. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Agenda de Kako em Campo Grande

A passagem de Kako se restringirá a pontos específicos. Com seguranças ao redor de Sua Alteza, também não será possível cumprimentá-la, a menos que ela faça isso.

Com um cronograma definido pela Associação e pelo consulado do Japão, Kako não visitará os bairros da cidade, como muita gente imagina e até espera. Na Capital, Sua Alteza passará apenas por lugares simbólicos para sua comunidade, como a Escola Visconde de Cairu e a sede da Associação Nipo, além de se reunir com autoridades na Governadoria.

Nas redes sociais, muitos pretendentes têm manifestado interesse em se casar com Kako, nos moldes de filmes clássicos nos quais a princesa busca um príncipe. Contudo, os interessados podem tirar o cavalinho da chuva, pois a jovem de 30 anos de idade não veio ao Brasil com fins matrimoniais.

A passagem de Kako ao país sul-americano se dá pela celebração dos 130 anos da relação diplomática com o Japão. Há dez anos, os pais dela, Kiko e Akishino, estiveram na capital de Mato Grosso do Sul pelo mesmo motivo.

Gente como a gente?

No Brasil desde o dia (5), Kako passou São Paulo (SP) e Curitiba (PR) antes de vir para Campo Grande na segunda (9), para cumprir os compromissos nesta terça (10). A realeza imperial do Japão surpreendeu ao embarcar em um voo comercial, de Campinas (SP) para a Cidade Morena, e mostrou por que sua popularidade é tão alta em seu país de origem.

Podendo fretar um voo, Kako entrou no avião como uma passageira qualquer, fez reverência com a cabeça cumprimentando a todos e ainda aceitou o lanchinho básico de biscoito de polvilho, bolinho industrializado, aviõezinhos gelatinosos e água, oferecidos pela companhia aérea.

Kako segue no Brasil até dia 15

Depois de passar por MS, Sua Alteza seguirá para Brasília, onde deverá cumprir agenda de dois dias, incluindo uma visita ao presidente Lula. A agenda segue no dia 13, com visita ao Rio de Janeiro. Já nos dias 14 e 15 de junho, os dois últimos da programação, Kako terá compromissos em Foz do Iguaçu.

Em todas as cidades, a princesa se encontrará com membros da comunidade Nikkei e pessoas ligadas ao Japão, para celebrar a boa relação entre os países.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ifms

Com remuneração de até R$ 9 mil, IFMS abre vaga para professor substituto em Campo Grande

Candidatos de duas chapas são liberados para disputar eleições em Bandeirantes

Cidadania Italiana via judicial: ainda é possível mesmo após o Decreto Tajani

Prerrogativas pede que PGR investigue Damares Alves pelo caso da Ilha do Marajó

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

concessão morenão

Concessão de até 35 anos é alternativa para Morenão, aponta presidente de Comissão

Dólar tem leve alta com exterior em meio ao aumento das tensões geopolíticas

Últimas Notícias

Polícia

Homem tenta fugir, mas vai preso por agredir mulher em Campo Grande

Suspeito estava com dois mandados de prisão e foragido por violência doméstica

Polícia

Bombeiros realizam buscas por mulher que desapareceu no rio Ivinhema

As informações indicam que um carro foi encontrado abandonado nas imediações e pode pertencer à mulher

Cotidiano

Com itens a partir de R$ 2, feira de brechós acontece neste sábado no Parque Tarsila 

Evento será das 8h às 16h, na Vila Nova, em Campo Grande

Política

Audiência cobra reabertura parcial do Morenão enquanto aguarda decisão sobre concessão

Reunião em 1º de setembro deve debater entraves da concessão