Com quase 1h30 de atraso, a princesa imperial do Japão, Kako de Akishino, chegou às 10h25 desta terça-feira (10) à Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira, em Campo Grande. Agentes da Polícia Imperial do Japão acompanham a agenda. À paisana, os policiais japoneses estão disfarçados e espalhados por diversos pontos do local onde ocorre a recepção de Sua Alteza.
A imprensa conta com dois pontos para poder cobrir o evento. Caso alguém saia do lugar, a polícia está autorizada a agir. Também há escolta e reforço da segurança pela Polícia Militar de Campo Grande.
Súditos colocaram um banquinho para que a princesa descesse do veículo em que chegou à Associação. Após sair do carro, ela reverenciou o monumento aos antepassados em uma homenagem com coroa de flores. Em seguida, plantou uma muda de cerejeira no estacionamento da Associação. No entanto, ninguém pôde filmar o plantio.
Isso porque são proibidas fotos e selfies da princesa fora da área demarcada para os veículos de comunicação. Imagens que peguem a realeza por um ângulo de costas então, são terminantemente vetadas.

Após plantar a cerejeira, a princesa seguiu em programação dentro do salão da Associação, onde assistiu a apresentações da comunidade japonesa preparadas especialmente para recebê-la na cerimônia de boas-vindas.
No palco, estão autoridades como a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), e o senador Nelsinho Trad (PSD). Sua Alteza também conta com uma tradutora para entender tudo o que é dito e que também traduz para o público tudo o que ela fala.
Após a cerimônia, Kako visitará lugares importantes para a cultura japonesa na Capital. No entanto, ela não atenderá a população e deverá ir embora ainda hoje.
Linda, simpática e humilde, a jovem chamou atenção por vestir look já usado em vários eventos reais (recentes, inclusive) em sinônimo de respeito aos custos da família imperial japonesa. Com o gesto, mostrou que não se importa de aparecer em público com roupa repetida e reforçou a imagem de princesa sem extravagâncias.

Agenda de Kako em Campo Grande
A passagem de Kako se restringirá a pontos específicos. Com seguranças ao redor de Sua Alteza, também não será possível cumprimentá-la, a menos que ela faça isso.
Com um cronograma definido pela Associação e pelo consulado do Japão, Kako não visitará os bairros da cidade, como muita gente imagina e até espera. Na Capital, Sua Alteza passará apenas por lugares simbólicos para sua comunidade, como a Escola Visconde de Cairu e a sede da Associação Nipo, além de se reunir com autoridades na Governadoria.
Nas redes sociais, muitos pretendentes têm manifestado interesse em se casar com Kako, nos moldes de filmes clássicos nos quais a princesa busca um príncipe. Contudo, os interessados podem tirar o cavalinho da chuva, pois a jovem de 30 anos de idade não veio ao Brasil com fins matrimoniais.
A passagem de Kako ao país sul-americano se dá pela celebração dos 130 anos da relação diplomática com o Japão. Há dez anos, os pais dela, Kiko e Akishino, estiveram na capital de Mato Grosso do Sul pelo mesmo motivo.
Gente como a gente?
No Brasil desde o dia (5), Kako passou São Paulo (SP) e Curitiba (PR) antes de vir para Campo Grande na segunda (9), para cumprir os compromissos nesta terça (10). A realeza imperial do Japão surpreendeu ao embarcar em um voo comercial, de Campinas (SP) para a Cidade Morena, e mostrou por que sua popularidade é tão alta em seu país de origem.
Podendo fretar um voo, Kako entrou no avião como uma passageira qualquer, fez reverência com a cabeça cumprimentando a todos e ainda aceitou o lanchinho básico de biscoito de polvilho, bolinho industrializado, aviõezinhos gelatinosos e água, oferecidos pela companhia aérea.
Kako segue no Brasil até dia 15
Depois de passar por MS, Sua Alteza seguirá para Brasília, onde deverá cumprir agenda de dois dias, incluindo uma visita ao presidente Lula. A agenda segue no dia 13, com visita ao Rio de Janeiro. Já nos dias 14 e 15 de junho, os dois últimos da programação, Kako terá compromissos em Foz do Iguaçu.
Em todas as cidades, a princesa se encontrará com membros da comunidade Nikkei e pessoas ligadas ao Japão, para celebrar a boa relação entre os países.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***