A Igreja Católica amanheceu, nesta segunda-feira (21), com a triste notícia do falecimento do Papa Francisco. Jorge Mario Bergoglio faleceu aos 88 anos, no Vaticano. O pontífice foi o primeiro papa latino-americano a assumir a liderança católica.
Após a notícia de seu falecimento, homenagens ao Papa Francisco acontecem no mundo todo. Em Campo Grande, a Paróquia São José, localizada entre as ruas Pedro Celestino e Dom Aquino, montou um altar que homenageia o líder católico.
No altar, uma imagem do pontífice é exibida, ao lado de bençãos enviadas pelo papa e entregues à Paróquia. Os itens ficarão expostos durante nove dias, podendo ser visitado pelos fiéis que comparecem à igreja.
“No altar estão as bençãos que o Papa Francisco mandou à Paróquia São José, e que fui buscar nos dias que estava em Roma, além da Benção do Ano Jubilar de 2025. O altar ficará nos próximos nove dias para além das preces que elevarem a Deus termos este contato visual com a foto e as benção destinadas a nossa Paróquia”, explica o pároco da igreja, padre Paulo Roberto de Oliveira.

O Ano Jubilar, também chamado de Ano Santo, é celebrado, geralmente, a cada 25 anos. Em 2025, o lema escolhido é “Peregrinos da Esperança”: ‘Spes Non Confundit’ – A esperança não engana. A celebração representa, segundo a Igreja Católica, um tempo de conversão, penitência e renovação espiritual.
“O Ano Jubilar tem suas raízes no conceito bíblico de Jubileu, um tempo de graça e libertação, no qual a misericórdia divina se derrama sobre todos. Nesse contexto, somos chamados a intensificar os atos de misericórdia e conciliação, tanto com Deus quanto com os outros”, explica o padre Paulo.
Protocolos da Igreja após a morte do papa
Com a morte do Papa inicia-se o período chamado “Sede Vacante”, quando a Sé Apostólica fica sem um pontífice. Assim, o cardeal carmelengo, Kevin Josefh Farrel, assume provisoriamente a administração da igreja, cuidando de assuntos cotidianos e organizando os ritos fúnebres.
O corpo do Papa será velado na Basília de São Pedro, que permite aos fiéis prestarem suas últimas homenagens. O funeral será simples, a pedido do próprio Papa Francisco, portanto contará apenas com um caixão de madeira, sem catafalco (plataforma elevada), e com títulos mais humildes, como “Bispo de Roma” e “Pastor”.
Diferente da tradição, o pontífice será velado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O local escolhido levou em consideração a sua devoção pela Virgem Maria.
Após o funeral, tem início o “Novendiales”, período de nove dias de luto oficial. Nesse momento haverá missas diárias, em memória à Francisco. Em seguida, entre 15 a 20 dias, após a morte, cardeais com menos de 80 anos se reúnem na Capela Sistina para o Conclave. Assim, eles permanecem isolados, focados nas votações secretas para eleger o novo Papa.
A fumaça preta no local sinaliza que ainda não houve decisão sobre o novo pontífice, já a branca anuncia que uma decisão foi tomada. Assim, o novo Papa é apresentado ao mundo com a tradicional frase “Habemus Papa”. O novo eleito, então, concede a primeira benção na sacada da basílica São Pedro.
Cardeais brasileiros aptos a votar e ser votados
Atualmente, o Colégio Cardinalício conta com 252 membros. Destes, 135 possuem menos de 80 anos e, portanto, são cardeais eleitores. Ao todo, na Europa existem 66 cardeais aptos; 24 na Ásia, 18 na África; 17 na América do Sul; e 16 na América do Norte.
Alguns cardeais brasileiros estão aptos a participarem do Conclave. Dessa forma, não apenas podem votar, como também serem votados na escolha do novo Papa. São eles:
1. Dom Sérgio da Rocha
- Idade: 64 anos
- Arcebispo de Salvador (BA)
- Um dos nomes mais influentes no episcopado brasileiro, já presidiu a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
2. Dom Odilo Pedro Scherer
- Idade: 75 anos
- Arcebispo de São Paulo (SP)
- Um dos cardeais mais experientes e respeitados do Brasil. Já participou do conclave de 2013 (que elegeu Francisco).
3. Dom Leonardo Steiner
- Idade: 73 anos
- Arcebispo de Manaus (AM)
- Primeiro cardeal da região amazônica. Foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco.
4. Dom Orani João Tempesta
- Idade: 74 anos
- Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
- Presença frequente nos eventos internacionais da Igreja, articulado com o Vaticano.
5. Dom Paulo Cezar Costa
- Idade: 57 anos
- Arcebispo de Brasília (DF)
- Um dos mais jovens cardeais brasileiros. Ligado à área acadêmica e teológica, foi nomeado cardeal em 2022.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!