Cena de carinho de uma onça-pintada com seu filhote está encantando internautas. Viral nas redes sociais, o vídeo mostra outro lado do felino, conhecido por sua selvageria, ao expor uma interação afetuosa com a cria.
“O amor de mãe”, descreveu o Santuário Onça Pintada, ao divulgar o momento registrado há 5 dias nas dependências da instituição, localizada no coração do estado de Minas Gerais.
No vídeo, a onça mãe, chamada Odara, aparece dando “lambeijos” no filhotinho. O pequeno, por sua vez, aprecia o carinho da mamãe, protagonizando uma cena cheia de ternura.
Confira:
Derretidos com a gravação, internautas reagiram diante da troca de afagos dos animais. “Obra de Deus”, “Que gracinha, meus olhos enchem de lágrimas de tanta emoção”, “Assim eu não aguento. Que vontade de dar um agarrão nessa fofa da Odara e nesse filhote cheio de amor” e “Dá vontade de apertar de tão fofinho” foram alguns comentários.
Maternidade das onças-pintadas
As onças mamães são companheiras de seus bebês. Até os dois anos de idade, os filhos podem andar juntos com a mãe em uma relação bem estabelecida. Depois desse tempo, é natural que o animal crescido siga sua vida na natureza. Só que, até lá, ele enfrentará muitos percalços para se manter vivo.
E é aí que as onças agem: parceiras dos filhotes, as mães desta espécie costumam ser amigas e protetoras ao extremo. Fábio Paschoal, biólogo que atua como guia, dá um exemplo do que essas matriarcas são capazes de fazer para proteger as crias e faz uma comparação com os leões.
“No caso das onças, mesmo se a fêmea estiver com um filhote, ela pode copular com os machos. Já os leões, por exemplo, quando um macho novo no território destitui o macho dominante, o novo macho vai matar todos os filhotes para fazer a fêmea entrar no cio e copular com ela”, exemplifica, em conversa com o MidiaMAIS.
Para proteger o filho, onças podem enganar os machos. “Em relação às onças, os pesquisadores acreditam que, mesmo que a fêmea não esteja no cio e ainda esteja cuidando de um filhote, ela vai copular com o macho justamente para evitar que ele mate os filhotes. Se o macho onça vir a fêmea com o filhote, vai pensar que é um filho dele e não vai matar”, relata Paschoal, em entrevista concedida ao Jornal Midiamax, em 2023.
Relembre:
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***