Simultâneo à segunda florada dos ipês-rosas, os ipês-amarelos começam a florescer e a dar o ar da graça em Campo Grande. Considerada a árvore símbolo de Mato Grosso do Sul, todos os anos os ipês colorem a cidade e encantam quem aguarda ansiosamente para registrar a chegada das flores entre os meses de maio e setembro.
O biólogo José Milton Longo explicou ao Jornal Midiamax que a florada dos ipês-amarelos ocorre sempre entre os meses de julho e agosto e costuma durar pouco mais de uma semana. Em Campo Grande, existem três espécies de ipês-amarelos: o do cerrado (Handroanthus ochraceus); o ipê-amarelo do Pantanal (Tabebuia aurea), ou paratudo; e um de menor porte, H. chrysotricha, o ipê-cascudo.
“Esses que estão florescendo são ipês-do-cerrado, espécies diferentes e de menor porte que os ipês do Pantanal, o paratudo. A florada está ocorrendo no período normal e deve seguir pelos próximos meses”, destacou.
Frente fria e ipês
Apesar da floração dos ipês-amarelos estar normal neste ano, fatores climáticos podem impactar diretamente na florada das espécies. Em 2022, a floração foi antecipada devido à instabilidade climática. Com o calor de 34°C em pleno inverno, seca no Pantanal e estiagem longa, as flores apareceram meses antes do previsto.
José Milton ressalta que a expectativa é de que, com a passagem da nova frente fria, a florada dos ipês se intensifique em toda a cidade de Campo Grande.
Segundo o especialista, a temporada de florada dos ipês segue até o mês de setembro e pode variar de acordo com cada espécie.
“Esses ipês vão florescer até setembro, alguns talvez duas vezes nesse período, como o ipê-rosa, que está se estendendo por mais um tempinho. Já os amarelos de grande porte começaram a amarelar as folhas e vão perdê-las para investir energia na reprodução, na florada intensa”, explicou.

Capital dos Ipês
Conhecida como “Cidade Árvore Mundo”, Campo Grande concentra o maior número de árvores na área urbana, sendo o ipê a mais tradicional. No Brasil, existem doze tipos de ipês com flor em tons de amarelo. Uma característica que o diferencia das demais árvores é quando suas flores nascem e as folhas caem dos galhos.
A temporada de floração dos ipês começa em junho e segue até setembro. O ipê-rosa costuma florescer em junho; o amarelo em julho/agosto e o branco em agosto/setembro.
Rápidas e marcantes, as floradas costumam durar, em média, uma semana e variam conforme a concentração de água na atmosfera.
Após os amarelos, os brancos
A vez do ipê-branco encantar quem passa pelas ruas de Campo Grande é no final de agosto, início de setembro. Durante os meses de setembro e outubro, é ele quem vai colorir as ruas da cidade e criar um cenário encantador, que rende, todos os anos, belíssimas fotos dos admiradores.
No entanto, a florada do ipê-branco é bem curta. Isso porque, no dia seguinte, muito provavelmente as flores já estarão caindo. Diferentemente das outras espécies, a temporada do ipê-branco dura entre 3 e 5 dias, 10% do tempo da florada de outras espécies.
Outra curiosidade sobre essa bela árvore a qual muitas pessoas desconhecem é que o ipê-branco é uma Panc (planta alimentícia não convencional). Ou seja, além de belas, as flores podem ser um ingrediente nutritivo, rico em propriedades medicinais, para complementar uma refeição.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!
***