Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Nova frente fria surpreende e traz florada de ipês-amarelos a Campo Grande

Florada dos ipês-amarelos ocorre sempre entre os meses de julho e agosto e costuma durar pouco mais de uma semana
Lethycia Anjos -
Ipês-amarelos começam a florescer em Campo Grande. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Simultâneo à segunda florada dos ipês-rosas, os ipês-amarelos começam a florescer e a dar o ar da graça em Campo Grande. Considerada a árvore símbolo de , todos os anos os ipês colorem a cidade e encantam quem aguarda ansiosamente para registrar a chegada das flores entre os meses de maio e setembro.

O biólogo José Milton Longo explicou ao Jornal Midiamax que a florada dos ipês-amarelos ocorre sempre entre os meses de julho e agosto e costuma durar pouco mais de uma semana. Em , existem três espécies de ipês-amarelos: o do cerrado (Handroanthus ochraceus); o ipê-amarelo do Pantanal (Tabebuia aurea), ou paratudo; e um de menor porte, H. chrysotricha, o ipê-cascudo.

“Esses que estão florescendo são ipês-do-cerrado, espécies diferentes e de menor porte que os ipês do , o paratudo. A florada está ocorrendo no período normal e deve seguir pelos próximos meses”, destacou.

Frente fria e ipês

Embora a floração dos ipês-amarelos esteja normal neste ano, fatores climáticos podem impactar diretamente na florada das espécies. Em 2022, a floração foi antecipada devido à instabilidade climática. Com o de 34°C em pleno inverno, seca no Pantanal e estiagem longa, as flores apareceram meses antes do previsto.

José Milton ressalta que a expectativa é de que, com a passagem da nova frente fria, a florada dos ipês se intensifique em toda a cidade de Campo Grande.

Segundo o especialista, a temporada de florada dos ipês segue até o mês de setembro e pode variar de acordo com cada espécie.

“Esses ipês vão florescer até setembro, alguns talvez duas vezes nesse período, como o ipê-rosa, que está se estendendo por mais um tempinho. Já os amarelos de grande porte começaram a amarelar as folhas e vão perdê-las para investir energia na reprodução, na florada intensa”, explicou.

Ipês-amarelos começam a florescer em Campo Grande. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Capital dos Ipês

Conhecida como “Cidade Árvore Mundo”, Campo Grande concentra o maior número de árvores na área urbana, sendo o ipê a mais tradicional. No Brasil, existem doze tipos de ipês com flor em tons de amarelo. Mas uma característica que o diferencia das demais árvores é quando suas flores nascem e as folhas caem dos galhos.

A temporada de floração dos ipês começa em junho e segue até setembro. O ipê-rosa costuma florescer em junho; o amarelo em julho/agosto e o branco em agosto/setembro.

Rápidas e marcantes, as floradas costumam durar, em média, uma semana e variam conforme a concentração de água na atmosfera.

Após os amarelos, os brancos

A vez do ipê-branco encantar quem passa pelas ruas de Campo Grande é no final de agosto, início de setembro. Durante os meses de setembro e outubro, é ele quem vai colorir as ruas da cidade e criar um cenário encantador, que rende, todos os anos, belíssimas fotos dos admiradores.

No entanto, a florada do ipê-branco é bem curta. Isso porque, no dia seguinte, muito provavelmente as flores já estarão caindo. Além disso, diferente das outras espécies, a temporada do ipê-branco dura entre 3 e 5 dias, 10% do tempo da florada de outras espécies.

Outra curiosidade sobre essa bela árvore a qual muitas pessoas desconhecem é que o ipê-branco é uma Panc (planta alimentícia não convencional). Ou seja, além de belas, as flores podem ser um ingrediente nutritivo, rico em propriedades medicinais, para complementar uma refeição.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido que deixou mulher em cárcere no Jardim Centenário alega ‘crise de ciúmes’

SES reúne secretários de saúde para comunicar pausa em programa que zera fila de cirurgias eletivas

Nasce a terceira filha de Rihanna e A$AP Rocky

Acordo com Itaipu garantirá obra em estrada rural de Iguatemi (Divulgação)

Com aditivo de R$ 881 mil, contrato para coleta de lixo sobe para R$ 2,4 milhões em Iguatemi

Notícias mais lidas agora

Avião que explodiu e matou quatro no Pantanal era da década de 50 e não podia voar à noite

Especialistas de Campo Grande vão a Aquidauana realizar exame papiloscópico em vítima de queda de avião

Advogado de réu desiste de ouvir diretor-presidente do Detran-MS em ação por corrupção

17 óbitos e mais de 8 mil casos de dengue já foram confirmados em Mato Grosso do Sul este ano

Últimas Notícias

Polícia

Fazendeiros e indígenas relatam terror em novo confronto por terra em Mato Grosso do Sul

Tanto fazendeiros quanto indígenas relatam terror em novo confronto por terra em Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (24). O conflito ocorre na Fazenda Ipuitã, localizada na Terra Indígena Guyraroká, em Caarapó, ocupada novamente por indígenas Guarani e Kaiowá. Em um boletim de ocorrência, proprietário da fazenda relata violência e destruição de patrimônio praticados pelos … Continued

Trânsito

Ciclista aparentemente embriagado morre em acidente e motociclista fica ferido na MS-010

Um ciclista, ainda não identificado, possivelmente embriagado, morreu em um acidente na MS-010 a aproximadamente oito quilômetros da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, sentido a Rochedinho. Um motociclista, de 65 anos, que também se envolveu no acidente, sofreu ferimentos e foi levado consciente, pelo Corpo de Bombeiros para atendimento. Conforme informações, uma … Continued

Transparência

Após apagão, audiência que apura suposta compra de votos de vereador em MS é remarcada para outubro

Matheus Cazarin é réu em processo que narra histórico de apreensão de dinheiro e lista com nomes de eleitores

Política

‘Marca do benefício próprio’: Nelsinho Trad parabeniza arquivamento da PEC da Blindagem

Bancada de MS já havia se manifestado que votaria contra a proposta que visava dificultar abertura de processos contra congressistas