Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Mosquito mata mais’, diz presidente do Instituto Onça-Pintada sobre ataque a humano em MS

Presidente do IOP pontuou que é preciso avaliar o contexto do ataque letal em Mato Grosso do Sul, pois "as onças ali são extremamente tolerantes a pessoas"
João Ramos -
mosquito mata mais que onça
Leandro Silveira e seu filho, em vídeo do pronunciamento - (Foto: Reprodução das Redes Sociais)

Fundador e presidente do Instituto Onça-Pintada, o biólogo Leandro Silveira fez um pronunciamento sobre o caso de Jorge Ávalo, caseiro morto por um exemplar da espécie esta semana, no Pantanal de . Nas redes sociais, a declaração do representante do IOP gerou debate, especialmente o trecho em que ele diz que “mosquito mata mais do que onça”.

Organização não governamental que atua na conservação da espécie, o Instituto Onça-Pintada está localizado na zona rural da cidade de Mineiros, no estado de Goiás, e é uma das entidades nacionais mais conhecidas quando o assunto é o manejo desses felinos. Diante da repercussão nacional da morte do caseiro atacado por um exemplar no Pesqueiro Touro Morto, em (MS), o presidente decidiu se manifestar e saiu em defesa dos animais.

Ao lado do filho Tiago, que também atua no IOP, Leandro ressaltou que quando esses casos acontecem são muito impactantes, mas nem se comparam com ataques letais de outras espécies a pessoas.

“Se formos olhar as causas de mortes provocadas por animais e seres humanos, os grandes predadores, onça-pintada, por exemplo, ele é praticamente irrisório. Qual é o animal que mais mata no mundo? Mosquito. Chega a matar 700 mil pessoas por ano no mundo. Depois, vêm os animais peçonhentos”, declarou.

“É uma exceção à regra”, afirma presidente do Instituto Onça-Pintada sobre morte de caseiro

O presidente ainda disse que a comoção é “estrondosa” em situações como a registrada esta semana no Pantanal sul-mato-grossense, justamente por ser proveniente de um fato completamente atípico.

“Os números são tão baixos, tão irrisórios, que nem entram nas nossas estatísticas. Por sorte, entre os grandes felinos do planeta, a onça é a que tem menos casos de ataque a seres humanos. Ela não vê o ser humano como presa natural. O tigre vê, o leão vê, o leopardo nem se fala… no , por sorte, a gente não tem isso a ponto de haver a necessidade de um alarmismo”, argumentou.

Sobre o ataque em Mato Grosso do Sul, Leandro pontuou que é preciso avaliar o contexto, pois “as onças ali são extremamente tolerantes a pessoas”. “Mas o que a população tem que entender é que a onça naturalmente não atacaria uma pessoa, não está no instinto dela”, reforçou.

“Sempre temos que lembrar que um predador tem um instinto de ser extremamente eficiente em atacar. Este caso é uma exceção da regra, não é o padrão da espécie. O Pantanal é um exemplo de um responsável, ecologicamente sustentável, onde as pessoas estão interagindo no meio das onças e nunca teve um ataque dessa forma”, encerrou o fundador do IOP.

Relembre o caso:

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça ouvirá influenciador que atropelou noivo no dia do casamento

Está na lista? Prefeitura divulga resultado de seleção com 226 vagas nas áreas da saúde e direito

onça que matou caseiro batizada nome

Em seu novo lar, onça que devorou caseiro é batizada com nome ‘de peso’

Com 235 esperando vaga, público vacinado não chega a 50% em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: PF mira fraudes de mais de R$ 20 milhões em contratos da educação em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Cármen Lúcia denuncia racismo sofrido por ministra do TSE

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Após meses de ‘encontros, prosas e produção’, voluntárias entregam 1.340 peças de inverno

Projeto completa 25 anos este ano e, não só aquece, como leva carinho para crianças e idosos

Cotidiano

Previsão de tempestade deixa 11 cidades de MS em alerta; confira

A previsão indica tempestades entre 20 e 30 mm e ventos intensos até 60 km/h

Famosos

Jojo Todynho desiste de adoção de menino angolano: ‘Não tive coragem’

Jojo Todynho pegou os fãs de surpresa ao revelar que desistiu da adoção de Francisco, menino que conheceu na Angola; entenda o que rolou

Transparência

Promotoria vai acompanhar mudança de unidade psiquiátrica para “puxadinho” de CAPS na Capital

A investigação busca garantir a continuidade e a qualidade do atendimento a pessoas com transtornos mentais graves