O músico campo-grandense Jairo Lara faleceu, aos 67 anos, nesta terça-feira (5), em Balneário Camboriú (SC), cidade onde morava atualmente. Conhecido como um dos maiores violonistas 7 cordas do Brasil e como ex-membro do Grupo Acaba, Jairo não resistiu a uma complicação de saúde, após contrair pneumonia.
Nascido em Campo Grande no ano de 1958, Jairo iniciou sua carreira musical aos 15 anos, ainda na escola, com o Grupo Acaba. Ele foi um dos principais integrantes e compositores do grupo, marcado pelas raízes do folclore e pela cultura pantaneira de Mato Grosso do Sul, destacando fauna, flora, povos indígenas e identidade regional.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Jairo também era engenheiro agrônomo aposentado e atuou como violonista de 7 cordas com grandes nomes da música brasileira, incluindo Tetê Espíndola e Gabriel Sater. Além disso, o músico foi fundador da banda Laritoral, bastante conhecida em Santa Catarina, estado onde viveu até seu falecimento.
Amigo da escola e ex-colega de grupo, Moacir Lacerda destaca o legado deixado pelo músico e os anos que compartilharam fazendo música juntos. “Ele se tornou um dos principais integrantes [do Grupo Acaba]. Com ele, nós compomos algumas músicas, gravamos um disco dele também. Era um grande compositor, instrumentista exímio, principalmente no violão sete cordas, um dos melhores do Brasil”.



O músico se mudou de Campo Grande para Balneário Camboriú com o filho, Henrique Lara, para buscar tratamento contra o alcoolismo. No litoral catarinense, pai e filho seguiram atuando na música com a banda Laritoral. Nos últimos meses, no entanto, Jairo passou a apresentar insuficiência cardíaca, que agravou um quadro de pneumonia que levou à sua morte.
Rodeado pelos irmãos e amigos, Henrique destaca o legado deixado pelo pai. “Fico muito feliz e muito orgulhoso de meu pai ter tido uma vida tão completa. Ele foi um baita cara, um bom pai, um bom músico, deixou o legado dele. Fará uma falta enorme [no cenário musical]. A gente fica muito triste, como filho e como músico”, destaca Henrique.
Conhecido como ‘Jairinho 7 Cordas’, o músico deixa três filhos e cinco netos. O velório e sepultamento será em Balneário Camboriú, com a presença de amigos, família e admiradores da música de Jairo Lara.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***