Há pouco mais de um ano, o artista e ativista indígena Eric Terena, de 32 anos, esteve frente a frente com o papa Francisco. Contudo, a imagem que eternizou o encontro voltou às redes sociais do artista sul-mato-grossense nesta segunda-feira (21), em ocasião do falecimento do pontífice, com homenagens e reconhecimento ao papel pacificador de Francisco.
“Tive a oportunidade de encontrá-lo pessoalmente, e sua liderança espiritual sempre trouxe esperança e união a todos nós. Sua mensagem de paz ressoará para sempre em nossa memória e nos ensinamentos que ele compartilhou”, disse Eric Terena ao Jornal Midiamax.
Contudo, o encontro entre Eric e o pontífice não foi marcado pelo acaso. Segundo o artista, veio do próprio pontífice o convite para a integrar o “Indigenous People’s Knowledge and Sciences” (Conhecimento e Ciências dos Povos Indígenas, em livre tradução para o português).
No evento, Eric teve oportunidade de falar de conhecimentos ancestrais, música, cultura, mudanças climáticas e identidade dos povos originários.
“A convite do Papa Francisco, vou falar de música e mudança climática. Como toda essa mudança afeta e impacta a cultura dos povos indígenas e, principalmente, sobre nossos saberes e a nossa cultura. Em diversas comunidades, além do povo Terena, existem inúmeras formas de construir nossa identidade e a música é uma delas”, pontuou, na ocasião.
Quem é Eric Terena
Da aldeia Cachoeirinha, em Miranda, Eric é DJ, artista, jornalista, ativista social e um dos fundadores da Mídia Índia, canal de comunicação voltado para pautas indígenas. Atualmente residente em Campo Grande, Eric participou da pré-COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021), na Itália. No púlpito do evento, externou suas preocupações com o clima e defendeu a música como elemento transformador.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.