Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa
Monique Faria -
Rafaela de Souza segura a mão do filho, Thomas de Souza Haddad, na UTI da Santa Casa. (Madu livramento, Midiamax)

O é uma das datas comemorativas mais simbólicas do ano. É aquele momento em que as mães desejam celebrar a maternidade ao lado de seus filhos. Contudo, essa realidade, infelizmente, não é possível para todas.

Mãe de primeira , Rafaela de Souza faz parte da parcela de mães que passarão a data no hospital acompanhando o filho . O pequeno Thomas de Souza Haddad nasceu na Santa Casa há cerca de um mês. O bebê recém-nascido já precisou passar por duas cirurgias desde o seu nascimento, devido a uma malformação congênita em seu intestino.

“A malformação é do tipo gastrosquise, quando a região abdominal não é formada totalmente. Na formação do feto, o músculo não tem uma força total para fechar, então fica uma parte aberta da barriga, onde saem alguns órgãos. No caso dele, saíram algumas alças intestinais. A minha gravidez foi acompanhada, estávamos monitorando”, explica.

Rafaela soube o diagnóstico de seu filho ainda durante a gestação. Mas contou com acompanhamento especializado desde o começo para conseguir lidar da melhor maneira com a situação. “Tive a notícia de que ele tinha essa malformação com três meses de gravidez, então eu já estava preparada para todos esse ocorridos. A minha gravidez foi acompanhada, estávamos monitorando”, explica.

Assim que nasceu, Thomas já enfrentou uma cirurgia de risco, deixando a mãe de primeira-viagem com o coração nas mãos. “Foi uma cirurgia arriscada, foi muito difícil vê-lo passar por tudo isso. Recentemente ele fez outra cirurgia, porque não funciona muito bem a barriguinha dele, já era esperado”, conta.

Com bebê na UTI, visitas hospitalares são momentos de conexão entre mãe e filho

Thomas segue internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), devido ao quadro mais delicado. Dessa forma, Rafaela não pode ficar com ele pelo tempo que gostaria, mas somente nos horários de visita. A distância, logo no primeiro mês de vida, acaba sendo um desafio para ela.

“Ele é monitorado 24 horas, infelizmente não posso estar com ele o tempo inteiro, somente no horário de visita. Eu fiquei internada aqui por dois dias, fui para minha casa e foi doloroso demais estar longe dele”, lamenta.

Mas sempre que pode, fica ao lado do filho para afirmar a ele vai ficar tudo bem. O momento em que se comunicam chega a ser mágico, mesmo que por algumas horinhas do dia.

“Na visita eu já chego e a gente começa a conversar, ele fica me olhando com o olho arregalado. Eu converso, falo que a gente vai passar por isso tudo e mesmo que ele é já sente, entende aquilo. Eu pego no colo, converso com ele, a gente já tem uma relação maravilhosa”, conta.

Rafaela de Souza é mãe de primeira viagem. (Madu Livramento, Midiamax)

Apoio familiar foi essencial para enfrentar situação

Rafaela conta ao Jornal Midiamax que a ajuda da família tem sido fundamental para enfrentar toda essa situação sendo ainda tão jovem. Os familiares a apoiaram desde a descoberta da gravidez, e ainda mais nesse momento em que se vê muito vulnerável.

“A minha família tem me dado total apoio, que é super importante porque sou uma mãe de primeira viagem e meu filho tem 37 dias aqui. Não vai ser fácil passar esse Dia das mães aqui porque ele é muito especial. É sensacional a maternidade”, conta.

O apoio da equipe médica do hospital também conta muito, principalmente para ela que está experienciando a gravidez pela primeira vez. Os conselhos vão desde dicas de como pegar a criança, até outros mais profundos, que ela pretender guardar para sempre.

“Por mais que tenha sido muito difícil ser mãe tão jovem, a equipe é maravilhosa. As enfermeiras têm dado todo o auxílio possível. Às vezes, a gente não consegue pegar de um jeito, pega de outro que eles se sentem mais acolhidos”, diz.

Mural com fotos de mães na Santa Casa. (Madu livramento, Midiamax)

E quanto à alta hospitalar de Thomas, o momento está sendo muito aguardado por Rafaela. Ela já está planejando, inclusive, até as festas de mêsversário e comemoração de 1 ano.

“Quero muito poder pegar ele, sair por aí, mostrar para todo mundo porque é, de verdade, maravilhoso. Quero fazer mêsversário, festa de um ano já estou até planejando já. Tenho muitos planos para ele”, planeja.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Como a publicidade ajuda a moldar o papel da ‘mãe’ na sociedade?

Últimas Notícias

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

Cotidiano

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de Floriculturas de Campo Grande na página do Google

Flores é um dos presentes mais comuns no Dia das Mães

Emprego e Concurso

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Para se candidatar a uma das vagas é preciso que o candidato esteja com o cadastro atualizado