Denunciada por suposta prática de crime ambiental, Diana Alexandra Palacios, de 38 anos, foi absolvida sumariamente por transformar carcaças de animais em arte. A artesã, que vive em Bonito (MS), foi autuada em dezembro do ano passado e agora comemora a decisão da Justiça: “Posso voltar a olhar o mundo de cabeça erguida”.
Nesse caso, a absolvição sumária suspende o processo, pois “é irrelevante para o direito penal a conduta praticada” por Diana.
Reconhecida por seu talento, ela é natural da Colômbia e já participou de diversos eventos expondo seus trabalhos artesanais que, em alguns casos, fazem uso de matéria-prima de origem animal.

A denúncia contra a artesã foi protocolada pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual), alegando que a produção e venda das peças seria crime. Contudo, a Defensoria Pública de Bonito conseguiu que a denúncia fosse rejeitada.
“A Diana tem objetivo de reflexão sobre sustentabilidade, vida e morte na relação humano-natureza. Nunca capturou, caçou, matou nem encomendou a morte de qualquer animal. Seu trabalho não explora fauna, explora estética, cultura e reflexão ambiental”, destaca a defensora Thaís Lazzaroto.
Ainda conforme a representante, a arte da colombiana não agride a fauna. “Pelo contrário, a conduta da Diana contribui para a conscientização ambiental e o reaproveitamento de resíduos biológicos que, de outra forma, seriam descartados”, argumenta Thaís.
Aliviada, a artesã celebra a absolvição. “Isso não apaga a dor vivida, mas a nomeia: transforma-a em dignidade recuperada. Significa respirar sem o peso injusto de uma acusação, caminhar sem o estigma de um erro. Posso voltar a olhar o mundo de cabeça erguida, sabendo que resisti, que não me ‘quebrei’, e que agora minha história pode servir para que outras não sejam silenciadas”, declara Diana.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***