Motoboy tiktoker famoso em Campo Grande (MS), Raul Araújo – o Raul Motocast – foi bloqueado pelo iFood na última semana. A suspensão da conta gerou apreensão para o entregador, já que o trabalho na plataforma é seu principal ganha-pão.
Aproveitando a queda no movimento do aplicativo no mês de janeiro, o rapaz decidiu tirar umas férias no interior de São Paulo, onde vive sua família. Mas o descanso e a tranquilidade foram interrompidos quando ele recebeu a seguinte mensagem do Ifood em seu telefone: “Sua conta foi desativada por descumprimento dos termos de uso da plataforma”.
Sempre correto e cordial com os estabelecimentos e clientes que fazem uso do app, Raul é conhecido em Campo Grande pela simpatia e conduta ilibada na profissão. Não à toa, já soma mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, que amam acompanhar o autônomo na lida diária das entregas na Capital.
Sem resposta do iFood, motoboy decidiu fazer barulho
Sabendo disso e ciente de não ter descumprido regra alguma, o motoboy ficou sem entender o que levou o Ifood a bloquear sua conta, durante a viagem de férias para São Paulo. Ao Jornal Midiamax, ele detalha que o banimento da plataforma ocorreu no dia 22 de janeiro e, assim que levou o bloqueio, contestou e pediu averiguação da decisão no próprio aplicativo.
“Aguardei quatro dias, que é o tempo que eles pedem para responder a contestação. Aí quando chegou no quinto, eu estava sem resposta nenhuma e resolvi fazer um vídeo sobre o assunto. Ainda esperei, porque vai que foi algum erro interno, sei lá, né?”, explica à reportagem.
Diante do ocorrido, Raul decidiu expor o caso nas redes sociais. “Aí você tá de sacanagem, né Ifood? Eu trabalho há anos fazendo entrega sempre de forma correta. As vezes até quando é erro deles ou erro do cliente eu vou e tento resolver da melhor forma possível, só falta pegar o cliente no colo, mastigar e dar comidinha na boca”, diz ele na gravação.
“Quem me conhece sabe, basta entrar no meu perfil e assistir os meus vídeos que qualquer um vai saber que tipo de profissional eu sou. Fiquei indignado, de verdade, porque eu tô aqui, sempre ensinando a rapaziada a trabalhar de forma correta, pra chegar a esse ponto de ser bloqueado assim de forma injusta. Posso provar que não cometi nenhum erro. Tô rindo pra não chorar“, enfatiza Raul.
Assista:
Deu certo
Com o post, o motoboy conseguiu chamar atenção da plataforma. Dois dias depois, nesta quarta-feira (29), bem na data em que retornou à Campo Grande depois da viagem de férias, Raul teve a conta restabelecida pelo iFood e comemorou a vitória sobre decisão equivocada. Ainda assim, ele deixa o alerta.
“Do mesmo jeito que aconteceu comigo, pode acontecer com qualquer outro trabalhador. Eu ainda tive visibilidade, várias pessoas me ajudaram nos comentários e deram dicas, mas imagina uma pessoa sem muita instrução, fica por isso mesmo, impedido de trabalhar mesmo sem cometer nenhum erro“, conclui o rapaz, que teve a sorte de ser banido durante o período de descanso. Caso contrário, teria prejuízos na certa.

Raul Motocast, o motoboy tiktoker mais famoso de Campo Grande
Sucesso há dois anos nas redes sociais, Raul Araújo vê sua conta no TikTok crescer a cada dia. Ele já foi tema de reportagem do Jornal Midiamax quando estava em ascensão, em 2023. Na época, revelou ter largado a CLT para trabalhar como entregador e afirmou que essa foi a melhor decisão que já tomou na vida.
Basicamente, o motoboy filma sua rotina, perrengues, casos inusitados e, principalmente, mostra como funciona o Ifood, seus ganhos e rendimentos, além de dar dicas para a classe da qual faz parte. Relembre a história dele clicando no link abaixo:
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.