Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Gravado com um iPhone em MS, ‘Espectro’ é curta surrealista sobre perda de identidade

Artista plástico perde, gradualmente, a percepção das cores, e é gravado em primeira pessoa, criando, então, uma experiência imersiva e abstrata
Graziela Rezende -
(Divulgação)

Gravado com um 15 Pro Max, em três planos sequência de cinco minutos, o “Espectro” será lançado gratuitamente, em , nos próximos dias. Dirigido por Anderson Antunes, o curta-metragem apresenta uma jornada sensorial, de suspense e terror surrealista.

O filme acompanha três dias na vida de um artista plástico que perde, gradualmente, a percepção das cores, sendo gravado em primeira pessoa, criando, então, uma experiência imersiva e abstrata.

A narrativa de “Espectro” corresponde a um dia na vida do protagonista, e é contada, exclusivamente, através de mudanças visuais no cenário, sem o uso de diálogos. Essa técnica é central para a experiência do filme, permitindo que o público acompanhe a transformação do personagem apenas pela evolução do ambiente ao seu redor.

No primeiro dia, o protagonista vê um mundo colorido; no segundo, as cores RGB começam a desaparecer; no terceiro, ele percebe apenas tons pastéis, refletindo o avanço de um daltonismo que afeta sua identidade como pintor. A ausência de diálogos força o espectador a se engajar visualmente, criando uma conexão mais íntima com a jornada do personagem.

Nesse processo, o Espectro, interpretado por João Paulo Bernal, surge como uma entidade, inspirada na paralisia do sono, simbolizando os medos internos do personagem e um mundo marcado por alienação.

Execução Técnica e Desafios

(Divulgação)

Gravado inteiramente em câmera subjetiva (primeira pessoa), o filme emprega tomadas contínuas, ou planos-sequência e mudanças no cenário em tempo real para capturar a passagem do tempo sem cortes. Essa abordagem exigiu uma coordenação quase coreografada dos contrarregras, adicionando uma camada de complexidade à produção.

A direção de fotografia, de Carlos Wagner, reforça essa proposta com iluminação também em tempo real, durante a filmagem, para retratar a passagem do tempo através da luz: desde a luz branca da manhã até os tons amarelados do fim da tarde e azulados durante a noite, completando a transição temporal.

Essa técnica não apenas simula condições de luz naturais, mas também contrasta com a perda não natural da percepção de cores do personagem. A filmagem de “Espectro” foi feita com a câmera fixada na cabeça de Anderson Antunes, que também interpreta o protagonista. Sem nenhum feedback visual em tempo real, ele não podia ajustar o enquadramento durante as gravações, o que aumentou a dificuldade técnica.

Essa abordagem adicionou uma camada autêntica, tornando a experiência mais imersiva ao refletir a perspectiva do protagonista criando uma sensação de imediatismo e intimidade não convencionais, conectando o espectador diretamente à jornada do personagem, refletindo sua perda de percepção das cores e mudanças internas da personalidade do protagonista.

O filme trabalha metáforas para temas mais amplos, incluindo alienação e o impacto das pressões sociais modernas na identidade pessoal. A abordagem surrealista, inspirada em figuras como Dalí e Luis Bunuel, intensifica sua natureza abstrata, convidando os espectadores a interpretar a luta interna do protagonista através de uma lente psicológica e existencial.

Detalhes de Produção e Equipe

Produzido em três dias (13, 15 e 16 de dezembro de 2024) em um ambiente interno, “Espectro”
foi escrito por Anderson Antunes aos 20 anos e realizado agora, aos 40.

A equipe inclui Marinete Pinheiro (produção executiva e assistente de direção), Angeliana Louveira (produção) e Miguel Penariol (edição e correção de cor).

A exibição gratuita está marcada para ocorrer neste mês de março, ainda com local a ser definido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Estética

Biólogos podem fazer procedimentos estéticos não invasivos, define CFBio; médicos contestam

Foto: Marcos Ermínio | Midiamax

Detran alerta sobre erro em guias de licenciamento 2025 de veículos com placa final 3

Homem é denunciado por instalar câmera escondida em banheiro de salão de beleza

Exército participa da Expoagro em Dourados com exposição de tanque que faz ‘tremer o chão’

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Júri popular de réu que esfaqueou homem em 2020 na Homex foi adiado em Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Ucrânia diz que desmantelou rede de espionagem húngara que coletava dados militares

Foi a primeira vez que a Ucrânia deflagrou um esquema de espionagem da Hungria

Cotidiano

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Painel de led está instalado na esquina mais movimentada e acompanha pujança da cidade

Transparência

Rota da Celulose será administrada por consórcio com empresa ‘novata’ e outra que tenta repactuação no RJ

Consórcio K&G venceu o leilão da Rota da Celulose, que tem incentivo de R$ 10 bilhões do Governo de MS

Polícia

Próxima audiência do feminicídio de Vanessa Ricarte será marcada pelo interrogatório do réu

Encerrou nesta sexta-feira (9) as audiências de instrução e julgamento