Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Gravado com um iPhone em MS, ‘Espectro’ é curta surrealista sobre perda de identidade

Artista plástico perde, gradualmente, a percepção das cores, e é gravado em primeira pessoa, criando, então, uma experiência imersiva e abstrata
Graziela Rezende -
(Divulgação)

Gravado com um 15 Pro Max, em três planos sequência de cinco minutos, o “Espectro” será lançado gratuitamente, em , nos próximos dias. Dirigido por Anderson Antunes, o curta-metragem apresenta uma jornada sensorial, de suspense e terror surrealista.

O filme acompanha três dias na vida de um artista plástico que perde, gradualmente, a percepção das cores, sendo gravado em primeira pessoa, criando, então, uma experiência imersiva e abstrata.

A narrativa de “Espectro” corresponde a um dia na vida do protagonista, e é contada, exclusivamente, através de mudanças visuais no cenário, sem o uso de diálogos. Essa técnica é central para a experiência do filme, permitindo que o público acompanhe a transformação do personagem apenas pela evolução do ambiente ao seu redor.

No primeiro dia, o protagonista vê um mundo colorido; no segundo, as cores RGB começam a desaparecer; no terceiro, ele percebe apenas tons pastéis, refletindo o avanço de um daltonismo que afeta sua identidade como pintor. A ausência de diálogos força o espectador a se engajar visualmente, criando uma conexão mais íntima com a jornada do personagem.

Nesse processo, o Espectro, interpretado por João Paulo Bernal, surge como uma entidade, inspirada na paralisia do sono, simbolizando os medos internos do personagem e um mundo marcado por alienação.

Execução Técnica e Desafios

(Divulgação)

Gravado inteiramente em câmera subjetiva (primeira pessoa), o filme emprega tomadas contínuas, ou planos-sequência e mudanças no cenário em tempo real para capturar a passagem do tempo sem cortes. Essa abordagem exigiu uma coordenação quase coreografada dos contrarregras, adicionando uma camada de complexidade à produção.

A direção de fotografia, de Carlos Wagner, reforça essa proposta com iluminação também em tempo real, durante a filmagem, para retratar a passagem do tempo através da luz: desde a luz branca da manhã até os tons amarelados do fim da tarde e azulados durante a noite, completando a transição temporal.

Essa técnica não apenas simula condições de luz naturais, mas também contrasta com a perda não natural da percepção de cores do personagem. A filmagem de “Espectro” foi feita com a câmera fixada na cabeça de Anderson Antunes, que também interpreta o protagonista. Sem nenhum feedback visual em tempo real, ele não podia ajustar o enquadramento durante as gravações, o que aumentou a dificuldade técnica.

Essa abordagem adicionou uma camada autêntica, tornando a experiência mais imersiva ao refletir a perspectiva do protagonista criando uma sensação de imediatismo e intimidade não convencionais, conectando o espectador diretamente à jornada do personagem, refletindo sua perda de percepção das cores e mudanças internas da personalidade do protagonista.

O filme trabalha metáforas para temas mais amplos, incluindo alienação e o impacto das pressões sociais modernas na identidade pessoal. A abordagem surrealista, inspirada em figuras como Dalí e Luis Bunuel, intensifica sua natureza abstrata, convidando os espectadores a interpretar a luta interna do protagonista através de uma lente psicológica e existencial.

Detalhes de Produção e Equipe

Produzido em três dias (13, 15 e 16 de dezembro de 2024) em um ambiente interno, “Espectro”
foi escrito por Anderson Antunes aos 20 anos e realizado agora, aos 40.

A equipe inclui Marinete Pinheiro (produção executiva e assistente de direção), Angeliana Louveira (produção) e Miguel Penariol (edição e correção de cor).

A exibição gratuita está marcada para ocorrer neste mês de março, ainda com local a ser definido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

lula

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Últimas Notícias

Loterias

Ninguém acerta dezenas da Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 25 milhões

Próximo sorteio acontece no sábado, dia 19 de julho

Política

Vander Loubet recebe ministro Alexandre Padilha e anuncia investimentos para saúde de MS

Construção de Caps, policlínicas, UBS e unidades ondontológicas estão entre os projetos citados pelo deputado

Polícia

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Os dois homens estavam desaparecidos, mas foram encontrados mortos na tarde desta quinta-feira, em Deodápolis

Polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Ação realizada nesta quinta-feira faz parte da segunda fase da ‘Operação S.O.S Caixa Preta’