Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Festival de Bonito terá oficinas de artes e economias criativas; saiba como se inscrever

Programação de cursos oferecem aprendizados que abordam arte e cultura popular
Monique Faria -
Oficina de upcycling. (Divulgação)

O Festival de Inverno de , que será realizado entre os dias 20 e 24 de agosto, contará com oficinas gratuitas, que abordarão artes e economia criativa. A programação de cursos oferecem aprendizados que possam gerar renda aos alunos.

Com foco no artesanato, as oficinas são voltadas para público de todas as idades. Os ministrantes são artistas e produtores de e de outros estados. Confira cada uma delas e como se inscrever:

Oficina Modelagem em Argila

A oficina, ministrada pela artesã Andrea Pereira Lacet de Lima, abordará a fabricação de produtos utilitários e decorativos em cerâmica, todos com a marca da nossa identidade regional.

Oficina Bordado Filé

O objetivo da oficina é repassar um conhecimento tradicional: os quatro pontos do bordado filé, cujos materiais principais são o tear e linha de algodão. As aulas serão ministrada pela artesã Petrucia Lopes Ferreira (Alagoas), graduada em design de interiores e com grande experiência como instrutora de artesanato.

Oficina Paralém do Figurino – Tecendo imagens e figurinos no cinema

Os encontros têm como objetivo apresentar os processos de criação do figurino, desde a pesquisa até a sua concepção visual. A oficina, ministrada por Mayra Barroso, é voltada tanto para iniciantes quanto para profissionais que desejam potencializar seu processo criativo e desenvolver estética de personagens em narrativas audiovisuais: filme, novela, série, etc.

Oficina de Upcycling – Reutilizando, Criando e Transformando

Ministrada pela artesã Erondina Mancuelho Peralta, a oficina ensina técnicas de modelagem e costura sustentáveis como patchwork, aplicação de patches, desmontagem de peças, entre outras. O objetivo é unir moda e consciência ambiental, seguindo os princípios ‘Reduzir, Reutilizar e Recriar’.

Oficina Literatura Surda – Adaptações de Contos Infantis em Libras

O curso aborda a adaptação de contos e poesias para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Por meio da contação de histórias, da prática de poesias sinalizadas e da análise de elementos literários, o projeto realizado por Alessandra Souza contribui para a construção de uma mediação literária mais inclusiva, sensível e representativa.

Oficina de Sketchers

Parte do grupo brasileiro de Urban Sketchers, o ministrante da oficina, Fabricio Martins, é um artista visual especialista em aquarela e paisagens urbanas. O artista desenha profissionalmente há três anos e domina várias técnicas, se inspirando na história das ruas das cidades.

Oficina de Catira e de Viola Caipira

Desenvolvida pelos ministrantes Ariane Rodrigues e Girsel da Viola, a oficina será desenvolvida em duas etapas, abordando um dos mais tradicionais instrumentos da música dos sertões do Brasil.

Ação 1 – Oficina de Viola Caipira e Ritmo da Catira, com Girsel da Viola: uma imersão nos toques tradicionais da viola caipira, com foco no acompanhamento da catira e história. Os participantes aprenderão batidas típicas, toques regionais, estrutura rítmica da catira e fundamentos da música de raiz.

Ação 2 – Oficina de Catira com Preparo Corporal, com Ariane Rodrigues: momento de prática com demonstração e ensinamento dos passos tradicionais da Catira, incluindo a sequência de palmas, sapateado e sincronia.

Oficina de Vivência Berranteira: Mulheres no Berrante

A oficina Mulheres no Berrante é ministrada por Fernanda Reverdito e sua mãe, Ramona, gestoras da Casa da Memória Raída. O museu preserva a rica memória cultural da região de Bonito, Serra da e Pantanal.

Oficina de Capoterapia

A Capoterapia é uma vertente da capoeira orientada a idosos, que proporciona descontração, além de melhorar a coordenação motora, força muscular, autoestima e diminuição da depressão. A oficina será ministrada pelo Professor Sandrão.

  • Data: 22 de agosto
  • Horário: 7h30
  • Local: CMU
  • Não necessita de inscrição

Oficina de Capoeira Infantil

Considerado não só um esporte, mas uma expressão cultural que mistura arte marcial, , música e bem-estar físico, a capoeira é uma atividade com enorme potencial para ser trabalhada na educação infantil. A atividade será ministrada pelo Mestre Liminha.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
barbosinha pt

Barbosinha diz que não houve diálogo com PT sobre saída do partido da base do Governo

Confirmada? Confira tudo o que se sabe sobre a Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul

Há mais de dez dias, três rios de MS seguem em nível de estiagem

Ainda dá tempo: inscrições para concurso do TCE-MS terminam na próxima segunda-feira

Notícias mais lidas agora

MPMS enrola aprovados em concurso enquanto mantém 48% de comissionados

Bombeiros resgatam homem que subiu em torre de energia na Avenida Guaicurus

Flagrado na casa da atual namorada foge pelado para não ser morto pelo ex em MS

nelsinho lula

Nelsinho defende diálogo aberto com EUA para plano de Lula contra ‘tarifaço’ de Trump

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Funsat realiza feirão de empregos no Parque Ayrton Senna nesta quinta-feira

Evento terá mais de 2 mil oportunidades para contratação imediata

Transparência

LISTA: 39 cidades de MS podem receber 1,2 mil novas moradias no ‘Minha Casa, Minha Vida’

Modalidade vai beneficiar famílias com renda mensal de até R$ 2.850,00

Polícia

Idoso encontrado em calçada no Jardim Aeroporto teria morrido após cair e bater a cabeça

A vítima foi encontrada sem vida na manhã desta segunda-feira

Cotidiano

Só uma cidade de MS tem classificação alta no Índice de Desenvolvimento Sustentável de 2025 

Campo Grande obteve classificação média e 38 municípios do Estado ficaram no nível baixo