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Feitos com nanquim, desenhos urbanos são expostos por artista em cafeteria de Campo Grande

Artista Pedro Porangaba abre o caderno de esboços com nanquim em exposição no café Doces Lembranças
Monique Faria -
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Acervo de ilustrações do artista Pedro Porangaba. (Reprodução, Instagram)

O artista Pedro Porangaba abre o seu caderno de esboços em nanquim na exposição ‘Caderno Porangaba: Viagens e percepção: desenho em nanquim como registro urbano e cultural’. A exposição será realizada entre os dias 10 e 25 de março, na cafeteria Doces Lembranças, em Campo Grande.

A mostra apresenta o acervo de desenhos do artista, feitos à mão com caneta nanquim. Os registros urbanos capturam as essências singularidades de cada espaço representado, através de traços, luz e sombras. A exposição conta com curadoria e coordenação da arquiteta e urbanista Maria Margareth Escobar Ribas Lima.

De acordo com Porangaba, as obras expostas retratam cenários do e , captados durante suas viagens. “Meu objetivo com essa série de desenhos é mostrar a obra como ela é pura e simplesmente, apenas com linhas precisas e sinceras. As minhas viagens me ajudaram a expandir meus horizontes, observando e estudando diversos tipos de construções”, conta.

Caderno de esboço mescla nanquim e lápis

Além do nanquim, material que prevalece nos desenhos, o artista mesclou com o uso de lápis para fazer sombreamento e conferir texturas às obras.

“O meu caderno tem dois estilos, iniciei com um estilo mais rápido, usando apenas caneta nanquim, porém um desenho nesse estilo possui poucos detalhes quando finalizado. Mas, durante minha à Europa, consegui mesclar o desenho rápido com um toque de grafite, criando um desenho mais detalhado. Assim, os desenhos ganharam uma identidade única, utilizando caneta nanquim e lápis, com sombreamentos e texturas”, explica.

Com 34 desenhos ao todo, o caderno de esboços começou a ser preenchido após viagem do artista para . Assim, com a prática percebeu que a técnica de nanquim permitia a criação de desenhos rápidos e bonitos.

“Tudo começou quando um amigo da faculdade me deu um caderno de desenho em branco. Logo em seguida, eu viajei para São Paulo, onde comecei a desenhar tudo. Em sete dias, fiz 34 desenhos e aprendi a desenhar melhor e mais rápido. O desenho do Sesc Pompéia de São Paulo foi feito em torno de dois minutos. Então, eu percebi que alguns desenhos poderiam ser rápidos e bonitos”, contou.

Serviço

Exposição ‘Caderno Porangaba: Viagens e percepção: desenho em nanquim como registro urbano e cultural

  • Local: Café Doce Lembranças – Rua Dom Aquino, 2055, Centro
  • Data: 10 a 25 de março

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