É fato que, para a maioria das pessoas, o círculo social tende a diminuir com o passar dos anos. Seguindo essa lógica, tornamo-nos adultos que mantêm na vida somente as relações duradouras e verdadeiras. É o caso das amigas de infância Patrícia Grison e Rosana Conte, que mantêm a amizade há 25 anos.
O planeta celebra neste domingo (20) o Dia do Amigo. O Jornal Midiamax traz, em alusão à data, a história de duas amigas que se conheceram nos anos 2000, em São Gabriel do Oeste — onde ambas nasceram. Já no primeiro contato, um aceno tímido foi mais que suficiente para que Patrícia e Rosana iniciassem a amizade. Desde então, nunca mais perderam o vínculo.
Em 2003, Patrícia precisou se mudar com a família para Caarapó, e as amigas ficaram separadas por cerca de um ano. Vale lembrar que, nessa época, os meios de comunicação eram escassos e alguns deles, como internet, eram até mesmo inacessíveis à maioria da população. Assim, a solução que Patrícia e Rosana encontraram para continuarem informando uma à outra sobre o que se passava em suas vidas foi escrever cartas.
“Na época, não tínhamos fácil acesso ao telefone, tampouco a programa de mensagem instantânea, ou qualquer coisa relacionada à internet. Tínhamos entre 8 para 9 anos. Começamos a trocar cartas”, contou Patrícia.
Uma delas, com data de 2003, foi encontrada pelas amigas em julho deste ano. Patrícia conta um pouco sobre sua rotina na cidade nova e diz estar com saudades de Rosana. “Não estou gostando muito, pois estou sentido muita falta da nossa amizade”, diz trecho da correspondência.
Ela ainda conta sobre sua escola e um curso de informática que iniciou, na época. Além disto, Patrícia narra à amiga sobre lugares que visitou. “Fomos conhecer Ponta Porã e o Paraguai. Fomos ao Shopping China, são bonitos os brinquedos e baratos”, relata.
Retorno a São Gabriel do Oeste uniu amigas novamente
De volta a São Gabriel do Oeste, um ano após a mudança, Patrícia se aproximou de Rosana ainda mais. Inseparáveis, seguiram juntas do Jardim Infantil ao ensino médio, nas mesmas escolas, mas em salas diferentes.
Quando se graduaram no ensino médio, uma nova etapa deixou as amigas para lá de animadas. As duas se mudaram para Campo Grande, para cursar a faculdade. “Era um evento morar na cidade grande e acabávamos não nos vendo. Rosana graduou-se em Direito, e eu, em Arquitetura“, conta.
Já formadas, Rosana se mudou para o Distrito Federal em 2019. Com os avanços tecnológicos, portanto, a distância deixou de ser um desafio, e a convivência entre as duas aumentou, mesmo que virtualmente. Contudo, Patrícia não desperdiça uma chance de visitar a amiga.
“Ela é casada com um amigo nosso, também de São Gabriel. São um casal incrível! Visitei-os outra vez, celebramos o Ano Novo juntos. Hoje, voltei para matar a saudade, que nunca diminui… Imensuravelmente, cada minuto é maravilhoso: rimos e choramos, como crianças e como adultas”, afirma.
Lembranças são compartilhadas por Patrícia e Rosana
Com tantos anos de amizade, é impossível não ter inúmeras histórias para contar. Questionada sobre as memórias mais marcantes, Patrícia lembra da festa de formatura do Jardim III, quando ganharam bonecas de frutinhas, cada uma. “Rosana ganhou a de Uva e eu de Abacaxi”, conta.
A formatura é a primeira lembrança de algo marcante que as amigas têm juntas. “Apresentamos a música ‘Planeta Água’, havia uma grande estrela prata e nossa beca era vermelha”, lembra. Além disso, elas se recordam de gostarem de jogos de tabuleiro. “Amávamos jogar jogos diversos: Batatinha Frita, Banco Imobiliário, Cilada, Cara a Cara, Stop”, conta.
A arquiteta ainda se lembra de um fatídico dia em que ficou de “butuca” atrás da porta da sala de aula. Quando a professora se aproximava, um aluno alertou aos outros e fecharam a porta abruptamente. Com isso, quatro dedos de Patrícia ficaram presos nas dobradiças.
“Me levaram ao hospital, pois eu havia fraturado a ponta dos quatro dedos da mão direita. Não conseguia nem escrever. Rosana se lembra de quem fechou a porta e que este nosso colega, após o incidente, me deu um porta-retrato e uma caixa de bombom como desculpas”, relata.
Amizade é um lar para onde podem sempre retornar
Patrícia não economiza nos elogios para descrever a amiga. Além de muitas qualidades, Patrícia ressalta que Rosana tem gostos compatíveis com os seus, dois deles são na área cinematográfica: ambas adoram assistir aos filmes da saga Harry Potter e Monstros S.A.
“Rosana é minha irmã, de sorriso e gargalhada leve, com seu olhar terno, doce e responsável. Tem alma de menina-mulher perfeitamente equilibrada. Ela resplandece seu próprio mundo e aceitou o meu mundo para compartilharmos o restante do planeta”, elogia.
Com a distância entre os estados, sentem que o contato acabou diminuindo. Mas sabem que podem contar uma com a outra e são gratas por poderem compartilhar a vida toda. “Sempre nos relembramos: aqui, nesse mundo, tem um abraço que sempre estará à sua espera… a certeza de um lugar que podemos voltar, uma à outra”, afirma.
Daqui para frente, a amizade deve passar por um novo capítulo. Patrícia e Rosana se mudarão para lugares diferentes. Mas com a força da amizade que construíram, o fato não deve abalar a proximidade entre as duas.
“Quando eu soube, liguei imediatamente para ela. Rosana também enfrentará uma nova localidade ano que vem, são novos ares e há de ser incrível. Hoje a despedida foi mais profunda, mas já pensamos numa próxima viagem para nos encontrarmos em breve”, conta.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***