Este ano, alunos e professores da Escola Municipal Arlene Marques Almeida, em Campo Grande, elaboraram um arraiá diferenciado. Com o tema “Literatura de Cordel”, o cenário da festa foi todo inspirado em xilogravuras — técnica de gravuras em relevo. O arraiá aconteceu na tarde desta quinta-feira (10), na própria escola.
Além das músicas, comidas e danças típicas, os alunos prepararam declamações e apresentações, seguindo o tema da cultura nordestina. A temática proporcionou um espaço para contar histórias e apresentar figuras importantes do sertão a membros da comunidade que não os conheciam.
As atividades foram pensadas visando incentivar a leitura e trabalhar a oralidade dos estudantes. Além dessas, exposições de folhetos e oficinas de criação de cordel enriqueceram ainda mais a experiência.

A professora de Artes Visuais da unidade escolar, Madalena Aparecida Pereira, foi uma das responsáveis pela decoração do arraiá. Segundo ela, foram dias de dedicação ao trabalho artesanal para transformar o espaço em um verdadeiro palco de cultura e tradição.
Na confecção do cenário, os materiais usados variaram de cartolina a tecidos. O resultado foi um espaço capaz de celebrar não somente a festa julina, mas também a arte, poesia e alma nordestina.
“EVA, TNT, color set, sulfite e tecidos se entrelaçaram, dando vida a um cenário que celebra a riqueza da cultura nordestina. A cada hora dedicada à montagem, a satisfação crescia, como um verso que encontra sua rima perfeita”, conta a professora.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***