Nesta terça-feira (07), celebra-se o Dia do Leitor, data dedicada aos amantes de literatura. Pensando nisso, a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) realizou uma enquete em suas redes sociais para interagir com os leitores sul-mato-grossenses.
A pergunta foi: “Qual foi o seu livro mais marcante de 2024?”. As respostas foram diversas, evidenciando a pluralidade de gêneros literários que compõe o gosto de leitura dos moradores de Mato Grosso do Sul.
Entre os títulos destacados estão:
- Torto Arado – Itamar Vieira Junior
- Queridos Sentimentos – Mukissz
- Caixa d’Água: Um Amor que Vale a Pena – Febraro de Oliveira
- Oração para Desaparecer – Socorro Acioli
- O Jardim Secreto – Frances Hodgson Burnett
- Guia de Pássaros do Cerrado
- O Vermelho e o Negro – Stendhal
- El Diablo Sabe Mi Nombre – Jacinta Escudos
- Saga Harry Potter – J.K. Rowling
- Cem Anos de Solidão – Gabriel García Márquez
Na lista, livros clássicos, romances e de ficção infanto-juvenil foram citados. Destaca-se, inclusive, o Guia de Pássaros do Cerrado, que mostra também o interesse pelo conhecimento local e a valorização da identidade do estado.
Projeto Troca Book
O projeto Troca Book, da FCMS, tem o intuito de incentivar o hábito de leitura entre os sul-mato-grossenses. A iniciativa promove a circulação de livros por meio da troca, permitindo que leitores compartilhem e descubram novas histórias.
Além do projeto, a Biblioteca Estadual Isaías Paim, localizada no Memorial da Cultura e da Cidadania, em Campo Grande, fica de portas abertas para a população. O local oferece empréstimos de livros, além de ser usada também como local de estudo.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!