Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Em fase de produção, “Quatro Luas Pantaneiras” retrata vida de mulheres no Pantanal

Documentário sul-mato-grossense entrelaça temas como força da mulher, identidade, sonhos e vaidades
Monique Faria -
Documentário "Quatro Luas Pantaneiras". (Divulgação)

O documentário sul-mato-grossense “Quatro Luas Pantaneiras“, que irá retratar a vida de quatro mulheres “pantaneiras-raiz”, já está em fase de produção. A equipe deixou no dia 7 de maio rumo à região do Paiaguás, onde começaram as captações. Em seguida, passará também pelo Amolar, -Mirim e Albuquerque, onde vivem as personagens reais da produção audiovisual.

No longa-metragem, as fases da Lua dão o tom da narrativa, guiando simbolicamente a construção dos quatro blocos que compõem o filme. Assim, o documentário entrelaça temas como força da mulher, identidade, sonhos e vaidades, com um rico mergulho nas belezas e mistérios do Pantanal.

Além de retratar o universo feminino, a produção audiovisual conta com uma equipe composta majoritariamente por mulheres. O projeto começou em 2003 com uma ideia entre as amigas Ana Carla Loureiro e Lina Benitez, diretora de audiovisual e produtora cultural, respectivamente.

Inicialmente, o projeto seria um livro, um filme e uma coletânea de fotografias. Contudo, o projeto ficou adormecido por mais de duas décadas, e acabou sendo retomado na forma de documentário.

Documentário para mulheres feito por mulheres

O roteiro e direção-geral de “Quatro Luas Pantaneiras” fica a cargo de Ana Carla Loureiro. A direção de fotografia será da gaúcha Wlacyra Lisboa, pioneira entre as mulheres brasileiras na produção audiovisual sobre natureza e ecologia.

Por trás das câmeras, estão a jornalista e fotógrafa, Elis Regina Nogueira, e o videomaker Kojiroh, ambos sul-mato-grossenses. Rogério Elton Hermes, proprietário da Cist, produtora à frente do projeto, assume a direção de produção. Já na pesquisa de personagens e produção local, em e no Pantanal, destaca-se Bianca Machado.

“Quatro Luas Pantaneiras” é uma realização da produtora Cist em coprodução com a Quíron 5 Filmes, viabilizada com recursos da Fundação de Cultura de MS, Governo de MS, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e . O documentário conta ainda com apoio da Pantanal Film Commission. 

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que tentou matar ex-companheira com 7 facadas na frente dos filhos é preso em MS

Fogo consome residência enquanto família dormia no interior de MS

Atenção cidadão: serviços da Planurb serão solicitados em novo endereço

Putin nomeia delegação para negociar com Ucrânia, mas mantém dúvida sobre ida à Turquia

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

Família busca por idoso com esquizofrenia desaparecido em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Corpo de homem encontrado em estação de esgoto no interior de MS é identificado

O corpo havia sido localizado no dia 22 de abril

Brasil

PF desarticula quadrilha especializada na produção de droga sintética

Organização operava sob proteção de facções criminosas

Política

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Grupo que comanda o transporte público reduz quase 80% da frota aos domingos

Esportes

Campo-grandense Judson garante vaga na convocação para a Liga das Nações Masculina 2025

Convocação coroa temporada de destaque do central, que foi vice-campeão da Superliga com o Vôlei Renata