Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Elefanta que saiu da Argentina para em posto de gasolina em Mato Grosso do Sul

Populares ficaram alvoroçados na cidade e se reuniram no posto de combustíveis para tentar vê-la
João Ramos -
elefanta mato grosso do sul
Pupy na caixa de transporte em Nova Alvorada do Sul - (Fotos: Reprodução, Alvorada Informa e Santuário de Elefantes)

Pupy, uma elefanta africana que vivia em um zoológico de Buenos Aires, na Argentina, passou por na noite desta quarta-feira (16). Após três décadas em cativeiro, o animal de 34 anos de idade está sendo transportado para a Chapada dos Guimarães (MT) e fez parada na cidade de (MS), no trajeto até sua nova moradia.

Levada por um caminhão em uma gigante caixa de transporte, Pupy “estacionou” um posto de gasolina da cidade, na , quando o veículo precisou abastecer. A breve passagem da elefanta pelo município sul-mato-grossense, localizado a 120 quilômetros da capital , foi registrada pelo portal Alvorada Informa.

Populares ficaram alvoroçados com a presença da espécie na cidade e se reuniram no posto de combustíveis para tentar vê-la. Apesar do frisson, a elefanta não saiu da caixa em momento algum e cones de sinalização impediram qualquer aproximação – tanto para a segurança dos moradores, como do animal, que está sendo levado para o Santuário de Elefantes do Brasil (SEB), em Mato Grosso.

Após o caminhão ser abastecido, a gigante seguiu seu caminho acompanhada de Scott Blais, presidente do Santuário, e toda uma equipe da entidade, incluindo o biólogo brasileiro Daniel Moura. Para aguentar a viagem, Pupy tem água fresca e alimentos nutritivos, como frutas, vegetais e isotônico à sua disposição.

Todo os passos do deslocamento estão sendo transmitidos diariamente pela página @elefantesbrasil, no Instagram. Veja imagens da passagem de Pupy por MS:

Elefanta Pupy: de cativeiro na Argentina para vida livre no Brasil

Pupy saiu da Argentina na segunda-feira (14). Com a ajuda de um guindaste, ela foi colocada dentro de uma caixa posicionada sobre um caminhão e está atravessando metade do continente para voltar a viver em um ambiente natural e de forma livre, onde já vivem outras cinco elefantas asiáticas resgatadas.

“Ela tinha uma companheira que morava com ela no zoológico, as duas chegaram ainda filhotes, há 30 anos. Essa companheira morreu tem quatro meses e a Pupy ficou no local até três dias atrás, quando começou a ser oficialmente transferida, após um acordo entre Brasil e Argentina. Lá ainda há dois elefantes que vamos buscar este ano”, disse ao Alvorada Informa o biólogo Daniel Moura, que acompanha a elefanta no trajeto.

A viagem até Mato Grosso, onde Pupy será realocada no Santuário de Elefantes do Brasil (SEB), conta com escolta da PRF (Polícia Rodoviária Federal). A previsão é que ela chegue à Chapada dos Guimarães na sexta-feira (18), às 9 horas da manhã (hora local).

Pupy é da África do Sul

A elefanta Pupy nasceu no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, na década de 1980. Quando tinha aproximadamente 5 anos de idade, ela foi transportada para a Argentina, onde passou a viver no Templo Hindu dos Elefantes, dentro de um zoológico que virou o Ecoparque Buenos Aires.

Em 2016, o zoológico foi desativado para se transformar em um centro de conservação de vida selvagem local. Desde então, animais estrangeiros que viviam no espaço, como chimpanzés, orangotangos e ursos, estão sendo transferidos para reservas e santuários. A intenção é focar na conservação de espécies nativas e dar aos demais bichos de outras faunas uma vida digna em ambiente adequado.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Período de testes dos novos radares de Campo Grande deve durar um dia

Acidente entre duas motocicletas em Dourados deixa uma pessoa em estado grave

indigena

Ministério decide manter mais 6 meses gabinete que acompanha violência contra indígenas em MS

Foto: Luiz Mendes

Travessia Guadakan: Serra do Amolar passa por etapas de sinalização e segurança para trilhas

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

General assume autoria de plano para matar Moraes, Lula e Alckmin

Últimas Notícias

Cotidiano

Comerciantes comemoram alta nas vendas em meio a febre do ‘morango do amor’

Procura intensa pela fruta impulsiona faturamento de ambulantes e aquece economia local em Campo Grande

Mundo

Enquanto fome se agrava em Gaza, Macron diz que reconhecerá Palestina

"França busca dar uma contribuição para a paz no Oriente Médio", disse o presidente francês

Famosos

Gabi Luthai e Teo Teló anunciam gravidez do segundo filho: ‘Família crescendo’

De surpresa, Gabi Luthai e Teo Teló revelaram que estão à espera de mais um bebê; pombinhos são pais de Pietro, de um aninho

Cotidiano

Gatos comunitários ‘somem’ de condomínio e moradores reclamam de multas de até R$ 1,5 mil

Condôminos receberam multas por alimentar animais sem dono