O trabalho de preservar a memória fonográfica de Mato Grosso do Sul, feito voluntariamente por Carlos Luz há 24 anos, virou tema de um documentário que será lançado na próxima quinta-feira (27).
“Sempre fiz parte de filmes colaborando com materiais, ou dando entrevistas, e desta vez eu sou o protagonista com meu trabalho de preservação da música, então, estou muito feliz com esse filme”, comemora Carlos Luz.
Apaixonado por música, raridades, preservação e a busca pela memória, Carlos guarda discos de vinil, CDs, DVDs e capas que contam histórias, entre outros itens.
O documentário é dirigido pela cineasta Marineti Pinheiro e pelo Diretor de Fotografia Carlos Wagner, e tem diversos convidados como Mansão da dupla com Castelo, Lenilde Ramos, Jerry Espíndola, Bola, Rodrigo Teixeira e Moacir Lacerda do Grupo Acaba.
“A primeira pessoa que mencionou o trabalho do Carlos Luz como arqueológico, inclusive citando a matéria-prima do disco de vinil, foi o professor Gilson Martins, arqueólogo de formação que como outras pessoas do Estado, e me incluo, tem grande admiração pela dedicação e pela pessoa do Carlos Luz. Muitos artistas do Estado só têm suas obras musicais preservadas por conta dele, assim temos um merecidíssimo documentário”, comentou a cineasta.
Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura de Campo Grande, o documentário tem uma poética visual, utilizando a cidade como cenário e revelando o cantinho particular onde Carlos Luz guarda toda raridade da música do estado, além do Museu da Imagem e do Som, onde parte do material é salvaguardado.
“A direção de fotografia busca essa harmonia entre o ambiente interno (casa do Carlos e o MIS) e o externo pela beleza da cidade, e como ele faz um trabalho de levar a música para as feiras, pensamos nesse ambiente onde a música encontra seu destino, o público”, comentou Carlos Wagner.
O documentário “O arqueólogo da Música de Campo Grande” será lançado às 19h deste dia 27 de março no Espaço Cultural Teatro do Mundo, localizado na Rua Barão de Melgaço, 177, Centro de Campo Grande.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.