Destacado na Forbes, Filipe é um empreendedor de MS que conecta o Brasil ao Oriente Médio

Ceo e fundador da Know How Experience, jurado de uma TV internacional, no estilo “Shark Tank”, e empreendedor que conecta o Brasil ao Oriente Médio, levando estratégias, facilitando investimentos e se tornando um intermediador de negócios internacionais. Este é Filipe Trindade, de 36 anos, personagem do Midiamax Entrevista desta semana.
Filipe nasceu em Campo Grande e aqui sofreu inúmeras provações, até ganhar o mundo e estabelecer moradia fixa na Capital Paulista. No entanto, segundo ele, ultimamente a sua casa parece mais ser “dentro de um avião”.
Em 2024, por exemplo, foram centenas de voos e, inclusive, nos próximos dias, lá estará ele nos ares novamente, levando empresários campo-grandenses e de outras cidades para Arábia Saudita.
No entanto, mesmo com tantos compromissos, Trindade faz questão de manter o vínculo com a cidade onde tudo começou, quando entrou “no mundo das startups” e descobriu a sua missão. Assim, uma vez ao ano pelo menos, o empreendedor realiza aqui o Know How Experience.
Em 2024, por exemplo, o evento trouxe grandes nomes e o Jornal Midiamax participou de uma cobertura intensa, entrevistando e acompanhando palestras de personalidades, como Diego Alves, Pablo Marçal, Peter Diamandis, sócio do Elon Musk na Xprize e até o príncipe saudita Fahad Bin Nasser Al Saud, convocado para discutir os avanços e projetos estratégicos da Visão 2030 da Arábia Saudita.
Como tudo começou?
O início foi aos 23 anos. Filipe, inclusive, fala que “quebrou negócios” antes, até aprender como as coisas funcionavam e aí chamou três sócios para iniciar o projeto do Know How Experience, a qual tornou-se uma comunidade internacional de networking.

“Hoje a empresa está difundida no Brasil inteiro, mas, a mensagem que eu levo é que você vai começar pequeno. Tem que trabalhar, ir pra cima. Hoje, as pessoas veem a gente com empresários de todo canto do mundo, mas, passamos por um processo difícil, sem grana, algo que todo pequeno empreendedor passa no início”, disse.
Conforme Filipe, a Know How Experience também quase “quebrou” no início, mas, soube fazer o networking necessário. “Tive, antes, três startups. E uma das coisas que me fizeram falhar era porque, primeiro, eu não era bem relacionado, não sabia vender, não sabia gerar marketing, fazer gestão, e a gente também é muito imediatista”, avaliou.
Ainda sobre a trajetória, Filipe relembra que sempre foi o “estudante do fundão” e, desde lá, enfrentava dificuldades ao ser diagnosticado com TDH, sendo que jamais imaginava a realidade de hoje, atuando no maior reality show de investimento de startups do mundo, no caso o Meet The Drapers, em que fica ao lado do bilionário investidor da Tesla, Tim Draper. O programa é exibido na CNBC Brasil.
‘Jovens precisam entender que empreender é legal’, fala Filipe
“Quando você vai para o mundo real, que é ter uma empresa, você tem que se mexer, tem que se desenvolver. E hoje as pessoas tem acesso a internet, podem aprender muitas coisas. A galera jovem precisa ter ambição, querer melhorar de vida, não tem nada de errado nisso. Precisam entender que empreender é legal, tem que se sacrificar bastante no início, mas, vai valer a pena”, ressaltou.
Na revista Forbes, em publicação do dia 8 deste mês, Filipe foi qualificado como uma empreendedor brasileiro que conecta a América Latina e o Oriente Médio.
Além de contar parte sua jornada, a revista ressaltou o fato dele chegar ao Vale do Silício em 2018 e também ser uma “testamento à ideia de que, com a mentalidade e as conexões certas, um empreendedor local pode se tornar uma força global para a mudança”.
Confira a entrevista completa com o CEO da Know How Experience, Filipe Trindade:
Veja aqui a cobertura do Jornal Midiamax no Know How Experience:
Ídolo do futebol brasileiro, Diego Alves participa de bate-bola no Know How Experience em MS
Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil