Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Carnaval de Campo Grande: Deixa Falar levará ancestralidade brasileira à avenida

Em Campo Grande, os desfiles das escolas de samba ocorrem na segunda e terça-feira de Carnaval
Lethycia Anjos -
Carnaval em Campo Grande
Últimos passos da preparação (Helder Carvalho, Midiamax)

Às vésperas do Carnaval, a atual campeã, a Deixa Falar, finaliza os preparativos para o desfile, que promete exaltar a força da ancestralidade brasileira na avenida. Neste ano, os desfiles das escolas de samba de acontecerão nos dias 3 e 4 de março, na Praça do .

Presidente da agremiação, Francis Fabian, destaca que a reta final é uma das fases mais desafiadoras, mas garante que as expectativas para o Carnaval são altas.

“Na reta final, os bastidores viram uma loucura. É a época da fartura e da correria. De um lado, alguém diz que falta isso, do outro, dizem que falta aquilo. É preciso ter cabeça fria para organizar tudo e garantir que nada fique para trás”, explica Fabian.

Carnaval em Campo Grande
Enredo exalta a ancestralidade (Helder Carvalho, Midiamax)
Carnaval em Campo Grande
Acessórios para a (Helder Carvalho, Midiamax)

O enredo: ancestralidade brasileira

Neste ano, a Deixa Falar traz um enredo que celebra a riqueza da miscigenação brasileira. Conforme o presidente, a ideia é mostrar como a mistura entre os povos indígenas e africanos contribuiu para a formação artística e cultural brasileira.

Presidente da agremiação, Francis Fabian
Presidente da Deixa Falar, Francis Fabian (Helder Carvalho, Midiamax)

“Estamos falando de ancestralidade. Quem são os povos originais, os verdadeiros donos da terra? Os indígenas. E de onde vêm muitas das nossas influências culturais? Dos africanos. Assim, essa fusão de raças e culturas define a identidade do nosso país e reflete no nosso enredo tipicamente brasileiro”, afirma o presidente.

Com os preparativos em ritmo acelerado, a escola mantém o otimismo para o desfile. “A gente sempre precisa ter boas expectativas. Nosso objetivo é levar um espetáculo e bem-feito. Aqui dentro, tudo é produzido por nós, com cooperadores e artes”

O carnavalesco conta que durante o processo de preparação, vários talentos acabaram surgindo, o que inclui artesãos, músicos e dançarinos.

Meses de preparação

A preparação iniciou em julho do ano passado, seguindo um planejamento meticuloso. Fabian explica que tudo começa com a escolha do enredo e a elaboração da sinopse. Depois, vêm os protótipos, a identificação do que ainda precisa de produção e o desenvolvimento das alegorias e fantasias. Só então, os compositores criam o samba-enredo.

“Após pronto, o samba passa primeiro para a bateria, que faz suas inovações e arranjos. Em seguida, ensinamos toda a comunidade, para entendam e sintam a história que estamos levando para a avenida”, explica o presidente.

Conforme a programação, a Deixa Falar desfilará na segunda-feira (3) de Carnaval, com previsão de entrada na passarela do samba às 21h.

Praça do Papa se prepara para receber escolas de samba

Os últimos preparativos para o Carnaval não envolvem apenas os trabalhos das escolas de samba, mas também o conjunto de infraestruturas que permitem a realização do evento. Tradicionalmente, os desfiles de escolas de samba da capital acontecem na Praça do Papa.

De acordo com o presidente da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande-MS), Alan Catharinelli, os preparativos ocorrem nas semanas que antecedem a folia. “Fizemos toda a limpeza do local, tapa-buracos, pintura do meio fio, poda de árvore e montagem da estrutura”, explica.

A pintura da passarela do samba ocorre somente na manhã do dia 3 de fevereiro, para não arriscar comprometê-la até o evento. Além disso, neste ano a passarela contará com cronômetros por toda sua extensão para auxiliar as escolas na contagem do tempo.

Com informações da repórter Débora Oliveira.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Atlético-MG e Fluminense perdem e fecham semana trágica de brasileiros na Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição

Polícia

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Advogado foi executado no momento em que buscava os filhos na escola