Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Comunidade quilombola Furnas dos Baianos tem exibição de 5 filmes neste sábado

Projeto tem o objetivo de levar a magia do cinema a territórios quilombolas e comunidades negras urbanas
Graziela Rezende -
(Olubayo/Divulgação)

A Associação da Comunidade Negra Quilombola Rural Furnas dos Baianos, no Salão da Associação – em Piraputanga, distrito de Aquidauana, recebe a projeto Olubayo, no próximo sábado (22), às 19h, com a exibição de cinco filmes.

São eles: Fábula da Vó Ita, de Joyce Prado; Bonita, de Mariana ; Luzes Debaixo, de Tero Queiroz; Águas, de Raylson Chaves; e de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha, de Daphyne Schiffer.

O projeto Olubayo tem o objetivo de levar a magia do cinema a territórios quilombolas e comunidades negras urbanas, promovendo reflexões sobre identidade, resistência e ancestralidade por meio de obras dirigidas por cineastas negros.

(Olubayo/Divulgação)

Ao todo, o projeto percorrerá nove comunidades negras. Até o momento, conforme a organização, já reuniu cerca de 400 pessoas nas sessões, em quatro quilombos. Também estão previstas exibições de filmes em mais outras quatro comunidades: a Comunidade Quilombola Chácara Buriti (28.03/); Associação da Comunidade Negra Quilombola Rural Dos Pretos (29.03/Terenos); Associação Familiar Negra São João Batista (05.04/Campo Grande) e Associação da Comunidade Negra Quilombola Urbana Eva Maria de Jesus – Tia Eva (12.04/ Campo Grande).

A presidente da Furnas dos Baianos, Ivete Carreras, receber o projeto Olubayo é uma oportunidade única para a comunidade.

“O acesso a um momento de como esse é fundamental, principalmente porque muitos moradores nunca tiveram a chance de assistir a um filme no cinema, seja pelo custo dos ingressos ou pela distância até uma sala convencional. Esse projeto proporciona um espaço de confraternização e também abre janelas para um mundo de informações e reflexões sobre realidades que vão além do nosso cotidiano”, destacou, em entrevista.

Idealizadora do projeto, a professora Bartô reforça a importância dessas sessões para a valorização da identidade negra.

“O cinema dentro das comunidades negras e quilombolas é mais do que entretenimento, é um ato de resgate. Cada filme exibido fortalece a autoimagem da população negra, trazendo para a tela histórias que dialogam diretamente com nossa ancestralidade e trajetória. É um olhar sobre si e sobre nossa força coletiva”, afirma.

Mais informações podem ser acompanhadas pelo @olubayo_cinemanegro.

(Olubayo/Divulgação)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Idoso morre após cair da cama e passar por cirurgia em Campo Grande

Ministério anuncia R$ 2 milhões para levar água à indígenas em Dourados

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Como usar o ChatGPT e a inteligência artificial para analisar dados e apostar com mais estratégia

Últimas Notícias

Sem Categoria

MS tem mais de 4,6 monitorados por tornozeleira eletrônica

Mato Grosso do Sul tem mais de 4.659 pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica, segundo dados da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) referentes a maio de 2025. O número inclui presos provisórios, condenados em regime semiaberto ou aberto, custodiados em prisão domiciliar e pessoas sob medidas protetivas. A medida ganhou destaque nacional após … Continued

Esportes

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Com o empate, o Cruzeiro segue na liderança do Brasileirão com 34 pontos

Polícia

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

Operação aconteceu em Pedro Juan Caballero, próximo a Ponta Porã

Política

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

No pedido, os deputados argumentam que as restrições judiciais aplicadas ao ex-presidente são "severas e desproporcionais"