Uma dupla de machos de onça-pintada está intrigando biólogos e guias que atuam na região da Caiman Pantanal, em Miranda (MS). Os animais, apelidados de Timburé e Divino, têm apresentado um comportamento nada habitual para a espécie: andam e dormem juntos e ainda dividem carcaças e fêmeas.
As onças machos são rivais por natureza e instinto. Territorialistas, elas costumam disputar pedaços de terra e brigar pela mesma parceira. No caso de Divino e Timburé, o confronto não ocorre.
Além de conviverem harmoniosamente e serem vistos lado a lado com frequência, os exemplares têm desafiado a lógica e contrariado o comportamento natural dos felinos desta espécie.
Por isso, esses machos estão fazendo os biólogos que os observam diariamente levantarem teorias que justifiquem os hábitos tão incomuns que os mesmos adotaram e passaram a aplicar com naturalidade no pantanal sul-mato-grossense.
Onças podem ter feito acordo inteligente, acredita biólogo
Responsável por documentar um dos flagras com as lentes de sua câmera, o guia e biólogo Bruno Sartori comenta a relação de Divino e Timburé.
“Normalmente os machos de onça-pintada são mais solitários, mas esses dois por vezes são vistos dormindo juntos, dividindo carcaças e até mesmo fêmeas do mesmo território. As teorias vão desde serem irmãos até serem apenas dois machos que formaram uma coalizão para dominar um território, juntando as forças pra diminuir a competição”, explica o profissional.
Ao falar em coalizão, Bruno revela que, diante do improvável, os biólogos não descartam que os felinos tenham usado a inteligência coletiva e feito uma espécie de acordo em nome da sobrevivência.
Em relação à dúvida sobre a possível irmandade, Sartori também explica que apenas um exame de DNA poderia constatar o grau de parentesco.
Por ora, sem a intervenção da ciência para a realização de estudos, o atípico relacionamento de Timburé e Divino segue despertando a curiosidade naqueles que sabem o quão anômala é a amizade dessas duas onças.
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.