O Cardeal Ángel Fernández Artime, 10º sucessor de Dom Bosco, participa do conclave e pode se tornar novo papa da Igreja Católica. A votação para o novo papa acontece no Vaticano e o cardeal, considerado um dos mais importantes nomes da igreja em todo mundo, esteve em Mato Grosso do Sul em 2024, onde recebeu título de cidadão sul-mato-grossense.
Ángel Artime surgiu como um dos favoritos para o cargo ao lado de outros dois cardeais. Apesar do caráter sigiloso do processo e da discrição dos eleitores, especialistas do Vaticano apontam outros nomes como mais cotados para o próximo pontificado.
Em março de 2024, o cardeal Artime esteve no Estado, onde participou de missas em Campo Grande e Corumbá e foi homenageado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o Cardeal agradeceu a honraria recebida.
O cardeal Ángel Fernández Artime agradeceu a honraria recebida em MS. “Entendo o que significa e reconheço a generosidade de todos vocês, com esse grande título. Quem fala aqui é um filho de pescador, de família de pescadores, entendo o que é a simplicidade da vida, o trabalho, estar quatro ou cinco dias no mar, a sobriedade no viver, entendo a sensibilidade para aqueles que tem mesmo, como vocês que tem a responsabilidade de servir ao povo neste Estado muito Bonito. Essa grande honra não é para mim, e sim, no carisma de Dom Bosco, que pensou nos que tinham mais necessidade, ajudar aos jovens do mundo que fazem até hoje, reconhecimento a todos os meus irmãos salesianos que tiveram uma vida abençoada nessa Terra”, ressaltou.

O cardeal cidadão de MS
O cardeal Ángel Fernández Artime é pró-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica e ex-Reitor-Mor dos Salesianos. Nasceu em 21 de agosto de 1960, em Gozón-Luanco, Astúrias, Espanha. Emitiu seus primeiros votos em 3 de setembro de 1978 e os votos perpétuos em 17 de junho de 1984, em Santiago de Compostela. Foi ordenado sacerdote em 4 de julho de 1987, em León.
Possui licenciatura em teologia pastoral e em filosofia e pedagogia. Após participar da comissão técnica que preparou o 26º Capítulo Geral, foi nomeado, em 2009, superior da Província da Argentina Sul, com sede em Buenos Aires. Em 23 de dezembro de 2013, foi designado superior da nova Província da Espanha Mediterrânea, dedicada a “Maria Auxiliadora”. No entanto, antes de assumir essa função, foi eleito, em 25 de março de 2014, pelo 27º Capítulo Geral, como novo Reitor-Mor da Congregação Salesiana e 10º Sucessor de Dom Bosco.
Em 11 de março de 2020, foi confirmado para um segundo mandato de seis anos (2020–2026) como Reitor-Mor dos Salesianos. Em 5 de março de 2024, o Papa concedeu ao cardeal Fernández Artime a sede titular de Ursona, como arcebispo, em preparação para sua ordenação episcopal, marcada para 20 de abril.