Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Cantos verdes’: documentário sobre árvores de CG é exibido em escolas públicas

Filme mescla dois ritmos bem diferenciados: a velocidade do centro urbano e a observação das árvores
Graziela Rezende -
(Divulgação)

O curta-metragem sobre as árvores de Campo Grande, “Cantos Verdes”, será exibido em diversas escolas públicas nesta semana. A narrativa desvenda os espaços verdes da cidade, pelo olhar de alguns moradores.

O filme mescla dois ritmos bem diferenciados: a velocidade do centro urbano, onde tudo passa rápido, e a observação das árvores, que passa desapercebida pelos mais desatentos, além do olhar detalhista e cheio de riqueza dos momentos contemplativos imersos em praças e parques.

Assim, a beleza das árvores é o foco do fotógrafo Wilmar Carrilho, o qual destaca que é uma cidade inspiradora, com seu patrimônio natural. Fernando Cruz, professor e ator, passeia pela cidade de bicicleta e observa a ausência de políticas públicas na manutenção e criação de parque e praças.

Já a jornalista Cristina Medeiros e seu companheiro Arlindo Fernandes mostram um quintal aconchegante, onde cultivam inúmeras espécies de plantas. Outra locação do “Cantos Verdes” é a Praça da Poesia, em frente à residência da atriz Conceição Leite, que narra a alegria dos moradores ao conviver com as árvores.

A ausência da vegetação é o problema dos moradores de uma área de ocupação, como conta a Marilza Silva. A professora Sueli Levandoski Paroni reúne seus alunos em uma praça, para falar o que as crianças esperam do futuro. O viveirista Nereu Rios chama atenção para a importância das áreas verdes, para amenizar o clima, alimento para a fauna, para preservação dos córregos e para o bem-estar das pessoas.

Campo Grande recebeu, por diversas vezes, o título “Tree City of the World

(Divulgação)

Além da beleza e importância das árvores, o filme aborda alguns desafios da capital sul-mato-grossense que recebeu, por diversos anos consecutivos, o título “Tree City of the World”, na tradução livre “Cidade Árvore do Mundo”, do FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), consagrando-a como uma das cidades mais arborizadas do mundo.

O lançamento acontece nesta quarta-feira (19), na E.E. Padre Franco Delpiano, no São Julião, com sessões às 9h30 e 15h30. Tem outras duas exibições: no dia 20 de março, na E.M. Plínio Mendes dos Santos (Guanandi), às 19h30 e no dia 21 de março, na E.E. Maria Eliza Bocayuva Correia da Costa (Vila Margarida), às 14 horas.

O documentário, com 15 minutos de duração, é uma realização da Deslimites e Cinema, dirigido pela jornalista e diretora de teatro Lu Bigatão Rios, com roteiro de Rosiney Bigattão, edição de Carlos Diehl, produção Fernanda Kunzler, narração Gleycielli Nonato e direção de fotografia e imagens de Israel . Foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, ,  através da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Mais informações: (67)99221-6057

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

15ª vítima de feminicídio: morte de Eliana expõe vulnerabilidade de mulheres no interior de MS

Banco bloqueia contas e cartões de Carla Zambelli

Bia Ferreira derrota argentina nos EUA, mantém título mundial e desafia outra campeã

Radioterapia avança, mas expõe gargalo da falta de equipe para operação em MS

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a mulher mais jovem vítima de feminicídio no Brasil 

CPI

CPI mira em integrantes do Consórcio Guaicurus em oitivas desta semana

CNH poderá ter toxicológico para 1ª habilitação; saiba quais substâncias são detectadas

Carmen Portinho: conheça a engenheira de MS que se tornou patrona do urbanismo no país

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Rajada de vento tomba carreta na divisa entre Paraná e Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul e Paraná estão sob alerta de tempestade

Polícia

Discussões teriam sido a motivação para o crime, confessa o autor do 15º feminicídio em MS

Feminicida foi preso no mesmo dia, em uma fazenda vizinha

Cotidiano

Inmet emite alerta de chuvas intensas que trazem nova frente fria a Mato Grosso do Sul

Após chuvas, mínimas podem chegar aos 7°C nesta semana em MS

Cotidiano

Sesau mobiliza 600 adolescentes voluntários em campanha contra a dengue em Campo Grande

As ações contam com a ajuda de Clubes de Desbravadores, uma iniciativa promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia