Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Campão Cultural volta após 2 anos, com 150 atrações e priorizando artistas regionais

Intenção é ocupar desde os bairros até a 14 de Julho, transformando estes locais em um "hub da cultura"
Graziela Rezende -
Compartilhar

O Campão Cutural retorna entre os dias 27 de março e 06 de abril, com 150 atrações, 90% delas composta por artistas regionais, de acordo com a organização. A intenção é ocupar desde os bairros até a 14 de Julho, transformando estes locais em um “hub da cultura”.

“O nosso site, MS Cultural, está divulgando toda a programação, bem detalhada, e queremos fazer este evento chegar até as pessoas. Houve uma mudança de formato significativa em relação ao Campão, uma questão conceitual. Estamos utilizando, praticamente, todo o recurso para valorizar os artistas do . Diferente de edições anteriores, que foi um sucesso, mas, hoje nós temos duas atrações nacionais, Os Garotin e s Sandra de Sá, os demais são artistas daqui”, afirmou o Secretário de Estado de , Esporte e Cultura, Marcelo .

Conforme o Secretário, esta foi uma reivindicação da classe e do conselho da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), criando oportunidades de circulação aos artistas. “Vou pegar como exemplo a Catedral Erudita, que é música clássica. Temos este projeto aqui no Estado, que é referência mundial, e que não tinha a oportunidade de circulação e a gente colocou no Campão. E é impressionante como as pessoas se encantam quando assistem, então, o Campão vive esta nova versão, nova formatação de realmente democratizar o acesso à cultura”, explicou.

População escolheu a 14 como ponto de encontro, diz Secretário

No caso do Circuito Comunidade, o Secretário diz que os envolvidos levarão cultura aos bairros, utilizando a Rua 14 de Julho, por exemplo. “É uma forma da gente reconhecer a vontade popular, que tem escolhido este local como ponto de encontro. E é muito legal a prefeitura e o governo estarem juntos nesta parceria, reconhecendo esta vontade popular”, argumentou.

 O diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, argumentou que são mais de 150 atrações, sendo mais de 90% destinado a artistas do Mato Grosso do Sul, incluindo , música, circo, cinema, audiovisual, entre outras áreas, contabilizando, cerca de R$ 1,5 milhão para o pagamento de cachês.

Outro objetivo do evento, ainda de acordo com Mendes, é democratizar o acesso à cultura e valorizar a arte de rua. “Temos uma proposta muito interessante em que os muros vão ganhar cores, as esquinas vão virar palco, então, a ideia é que que a gente consiga capilarizar essa oferta cultural para que as pessoas tenham acesso a essa riqueza, que é a cultura do Mato Grosso do Sul. São duas etapas, primeiro para os bairros, depois para o centro, colocando a 14 como um hub de cultura, que é um local que a população já escolheu para diversão, para arte de rua, e a ocupação da 14, de uma forma organizada, com o apoio da prefeitura e da Polícia Militar, tenho certeza que vai realmente potencializar ali como centro cultural”, argumentou.

Confira a programação completa do Campão Cultural clicando aqui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados