O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado na manhã desta quinta-feira (22), em Campo Grande, com um evento no auditório do Bioparque Pantanal. O local quer reforçar seu papel como espaço de conservação, pesquisa e educação ambiental por meio de uma agenda especial que inclui o Encontro de Educadores em Projetos Ambientais, realizado em parceria com o ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres).
Na ocasião, educadores ambientais e instituições parceiras estarão reunidos para fortalecer conexões e práticas pedagógicas, que despertem o interesse pela conservação da natureza. A ação destaca a importância da articulação na construção de uma cultura de cuidado com a vida.
Reconhecido como o maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque abriga mais de 450 espécies, promovendo ações voltadas à valorização da biodiversidade brasileira. O empreendimento não só oferece experiências contemplativas ao público, mas atua fortemente na popularização da ciência, reprodução de espécies ameaçadas e na formação de agentes multiplicadores do conhecimento ambiental.
Biólogo curador do Bioparque Pantanal, Heriberto Gimênez Junior destaca a importância das ações de conservação. “Essas ações só reforçam a importância de um aquário público que é voltado para a conservação, nossa missão é fazer com o que visitante saia com o questionamento: Será que estou fazendo a coisa certa? Qual meu papel dentro da sociedade e do planeta?”
Já a diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri reafirma o compromisso do empreendimento com a proteção da natureza. “Proteger a natureza é proteger a nós mesmos. E a educação ambiental é a semente dessa transformação. Por isso, temos orgulho de reunir educadores aqui, neste espaço que une ciência, experiência e compromisso com o planeta”.
O encontro também marca a continuidade de parcerias estratégicas com o ICAS e outras entidades voltadas à conservação, como forma de ampliar o impacto de ações educativas em escala regional e nacional.