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Bebida feita com arruda, limão e aguardente afasta ‘azar’ do mês de agosto na fronteira com MS

O ‘Carrulim’ é consumido tradicionalmente no dia 1º de agosto para atrair sorte
Marcos Morandi -
Doses da bebida são distribuídas nas ruas de Pedro Juan (Foto: Reprodução, Antônio Coca)

Uma tradição típica do mês de agosto no une moradores de , no , e Pedro Juan Caballero. Trata-se de uma iguaria feita por meio da infusão de arruda, limão e aguardente. A bebida é conhecida entre os fronteiriços pelo nome de ‘Carrulim’ e é distribuída nas ruas no dia 1º de agosto.

O ‘Carrulim’ é uma bebida tradicional do Paraguai, consumida no dia 1º de agosto para afastar o azar e atrair boa sorte. A tradição tem origem em crenças indígenas de que agosto é um mês difícil devido à seca e doenças, e serve como uma espécie de escudo espiritual.

Embora seja principalmente um costume paraguaio, também é observado em áreas com fortes influências Guarani, como o nordeste da Argentina, e pode ser encontrado também em Foz do Iguaçu, na com Ciudade Del Leste.

“Segundo a tradição, se toma para espantar o azar, atrair saúde e prosperidade. Aqui em Pedro Juan, como outras cidades paraguaias, nós bebemos e distribuímos doses gratuitas no dia 1º de agosto”, explica ao Jornal Midiamax, Ramon Valdez, morador da fronteira.

O nome da bebida é derivado da combinação das primeiras sílabas de seus ingredientes (CA-RRU-LIM): caña (aguardente de cana), arruda e limão. O preparo tradicional envolve misturar os ingredientes e deixá-los descansar, mas também pode ser preparado fresco.

Ainda segundo Ramon, algumas pessoas adicionam mel ou outras plantas medicinais para aprimorar a receita. O ato de beber ‘Carrulim’ é frequentemente acompanhado de pensamentos e intenções positivas.

A tradição está profundamente enraizada na cultura paraguaia e também é encontrada na região da tríplice fronteira, com variações nas receitas e costumes.

Alguns acreditam que uma dose é suficiente, enquanto outros recomendam sete ao longo do dia. “O recomendável é consumir até as 11 horas da manhã”, aconselha Ramon.

A tradição é vista por alguns fronteiriços como mais do que o consumo de bebida, ‘é um ritual de renovação e proteção’, para conectar-se com a herança cultural dos povos indígenas mais antigos.

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