Uma avó demonstrou preocupação ao saber que seu neto embarcaria em um carro elétrico durante corrida por aplicativo rotineira em campo Grande (MS). Aflita, ela mandou um áudio para o rapaz avisando sobre o “perigo” que ele corria. A gravação de voz foi registrada pelo motorista do veículo BYD e viralizou nas redes sociais.
Herick Gamarra, condutor de aplicativo que transportou o neto da avó preocupada, tem um perfil no TikTok onde publica momentos prováveis e improváveis do dia a dia como motorista no trânsito de Campo Grande. Na última sexta-feira (28), ele saiu para rodar nas plataformas de transporte com o carro movido a energia elétrica e o primeiro passageiro que embarcou decidiu mostrar para a avó que estava andando em um desses modelos.
O rapaz então mandou um print para a familiar e um áudio explicando sobre o automóvel. Ao receber a informação, ela se lembrou que os últimos dias foram bem chuvosos na capital sul-mato-grossense e expressou toda sua preocupação ao responder o neto com um áudio, o orientando sobre a situação.
“Cuidado pra não dar choque, porque o asfalto deve estar tudo molhado, é um perigo essas coisa elétrica”, disparou a matriarca. “É, é”, confirmou o que aparenta ser um papagaio ao fundo da gravação da senhora.
Achando tudo engraçado, o passageiro compartilhou o áudio com o motorista, que publicou a mensagem em sua conta no TikTok. Veja:
Para completar a sátira, o condutor – que tem crescido como influenciador na rede social – acrescentou uma vinheta que já virou sua marca: imagens do trânsito campo-grandense ao som do tema da série de comédia “The Office”, que retrata o cotidiano caótico de funcionários insatisfeitos.
Carro elétrico pode dar choque?
Apesar do teor bem-humorado, encarado dessa forma pela maioria, houve quem levantasse a dúvida sobre o áudio da avó: “mas carro elétrico pode dar choque mesmo?”. A pergunta parece ingênua, mas é feita com base no conhecimento geral de que água e eletricidade não são muito amigas – fato que gera preocupação em relação ao uso de veículos à base de energia em áreas molhadas ou dias de chuva.
Segundo especialistas, a chance de um carro elétrico dar choque é muito remota. Por isso, esses automóveis possuem uma série de mecanismos de proteção que impedem os riscos de choque a passageiros e motoristas – sendo que as situações de maior exposição costumam ocorrer no momento do carregamento dos carros e não durante o tráfego diário.
Em alagamentos, por exemplo, os riscos de descarga elétrica são descartados, pois os motores e baterias são totalmente selados, como a bateria de um celular, conforme explica o portal especializado InstaCarro. Para que tudo funcione perfeitamente e eventuais riscos não ocorram, é preciso respeitar o manual de uso desses veículos e realizar manutenções frequentes, garantindo que nenhuma peça seja danificada e passe a representar perigo – como qualquer outro carro.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.