Imagens de uma robusta sucuri-verde (Eunectes murinus) lutando para se defender ao ser incomodada por um homem estão repercutindo nas redes sociais. Vídeo que já ultrapassa as 6 milhões de visualizações mostra a interação nada amigável entre o humano e a serpente e evidencia o desconforto da cobra ao ser provocada pelo rapaz.
O homem que aparece segurando a sucuri é o americano Nick Bishop, conhecido como The Wrangler (o lutador), um adestrador e influenciador que cria conteúdo com animais raros, especialmente cobras.
Na cena, a serpente se enrola em um de seus braços enquanto ele faz movimentos bruscos. A gravação ainda capta os momentos em que ela dá mordidas em sua barriga e em um braço, com bastante violência.
Apesar dos botes, que chegam a liberar sangue, Nick contorna a dor, continua mexendo com a cobra e até grita ao “superar” as picadas – que não possuem veneno. Depois, a serpente ainda urina sobre seu corpo.
Assista:
Nada de inteligência artificial: vídeo é real
Embora esteja sendo compartilhado com frequência em páginas do universo agro no Brasil e tenha como protagonista um animal da fauna local, o vídeo foi gravado nos Estados Unidos. O contato incomum, inclusive, chamou a atenção dos internautas brasileiros, que chegaram a questionar a veracidade das imagens.
“Será que não é inteligência artificial isso?”, “Saiu pouco sangue. A cobra não tinha dente ou o vídeo é fake?”, “Olha o jeito que ele tava incomodando ela, bem feito” e “Tadinha da sucuri, esse cara é um animal” foram algumas reações.
Apesar de ter viralizado novamente, a gravação é de 2022 e bateu 50 milhões de visualizações quando publicada originalmente. Recentemente, o “lutador” Nick repostou o conteúdo, que mais uma vez chegou às páginas brasileiras e gerou debate.
Domador de cobras, especialistas nas venenosas
Vale destacar que não se trata de uma cena gerada por inteligência artificial e, além da sucuri, o influenciador dos Estados Unidos enfrenta diversas espécies perigosas, como najas, escorpiões, aranhas e outros, sempre causando polêmica pelo desconforto provocado aos animais e pelos riscos aos quais se submete.
“Sou um jovem tratador de animais e domador de cobras. Sou especialista em cobras venenosas. Gosto de toda a vida selvagem e passo todos os dias explorando e encontrando novos animais”, afirma no Linkedin o americano, que vive em Los Angeles.
Sucuris atacam humanos?
Quando o assunto é o convívio com sucuris, ele entende bem. Biólogo especialista em sucuris-verdes, Daniel De Granville interagiu com cobras da espécie durante 14 anos na região de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Ao Jornal Midiamax, ele afirma que o animal não oferece perigo aos humanos.
“Desde que as pessoas respeitem o espaço da sucuri, os riscos de algum ataque são muito baixos. Pode acontecer, por exemplo, se alguém for lá cutucar ou incomodar a serpente, ela atacaria para se defender, como qualquer ser vivo. Ou então, se alguém vai nadar em um local e pisa nela acidentalmente, por exemplo. Mas um ataque predatório, para se alimentar de um humano, é bastante improvável”, garante.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.