As voluntárias passam meses num emaranhado de linhas, conversas e assim produzem belas peças de inverno. O ‘projeto Aqueça Seu Irmão‘, em Campo Grande, completa 25 anos em 2025, com 48 voluntárias até o momento, e o lema é um só: “Quem sente frio recebe”.
Ao todo, foram 1.340 roupas de inverno produzidas, para aquecer de bebês a idosos, de 11 bairros diferentes da cidade. A reportagem do MidiaMAIS conversou com uma das fundadoras, Emilia Silva Alencar Pistori, de 75 anos, a qual ressaltou que o projeto é muito mais do que somente doar agasalhos.
Neste mês, logo após encerrar o cronograma de doações, ela ressaltou que as voluntárias já iniciam a produção do ano seguinte, já que cada ano vai aumentando a quantidade de pessoas que querem agasalhos.

‘Fazemos questão de passar o nosso carinho’, diz voluntária
“A gente vai fazendo e pensando na pessoa. Faz um casaquinho, pensa na criança que vai receber. E acredito que o nosso diferencial é que a gente faz questão de conversar um pouquinho, passar o nosso carinho a quem está recebendo. Isso nos abastece também”, afirmou.
De acordo com Pistori, todas as voluntárias enfrentam dificuldades e o momento de encontro acaba tornando-se uma “grande terapia”.
“É um benção estarmos juntas. E o dinheiro que conseguimos é através de rifas, o que nos ajuda para comprar a lã direto da fábrica. Sai mais barato”, falou.
Confira aqui as peças feitas em 2025 pelo Projeto Aqueça Seu Irmão: