Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Ala Arco-Íris: Unidos da Vila Carvalho homenageia a diversidade presente por anos na escola

Com suas penas vibrantes, leques coloridos, brilho e glitter, a “Ala Arco-Íris” encantou a avenida no dia 3 de março, ao abrir os desfiles das escolas de samba em Campo Grande. Esse momento não foi somente uma celebração do Carnaval, mas também uma manifestação de resistência e inclusão, marcando o legado de mais de 50 … Continued
Helder Carvalho -
Ala Arco-Íris (Helder Carvalho)

Com suas penas vibrantes, leques coloridos, brilho e glitter, a “Ala Arco-Íris” encantou a avenida no dia 3 de março, ao abrir os desfiles das escolas de samba em . Esse momento não foi somente uma celebração do Carnaval, mas também uma manifestação de resistência e inclusão, marcando o legado de mais de 50 anos de história da Vila Carvalho.

A verde e rosa sempre foi um símbolo de união entre paixão, e tradição. E foi nesse cenário que Dona Inês, uma das fundadoras da Vila Carvalho, se destacou como uma figura acolhedora e maternal, reconhecida por abrir as portas de sua casa e do samba para pessoas LGBTQIAPN+. Por muitas vezes, essas pessoas, marginalizadas e expulsas de seus lares, encontraram na escola e na casa de Dona Inês um porto seguro.

Mais do que uma simples ala, a “Ala Arco-Íris” materializa o desejo da matriarca, que pediu com carinho para que essa fosse feita. Desde o início, ela acolheu com amor aqueles que, na época, eram chamados de “bichas”, termo que, para ela, carregava um afeto especial. Seu filho, o Mestre Wlauer Carvalho, relembra com orgulho:

“Quando decidimos homenagear minha mãe, a primeira coisa que ela disse foi: ‘Eu quero a ala das bichas!’ Ela sempre dizia que quem ajudava a cuidar de tudo eram eles. A minha casa vivia cheia e eles sempre foram amigos de verdade. Esse foi o único pedido dela para o desfile.”

Mais de meio século de acolhimento e superação

Fundada por um apaixonado pelo samba, a Vila Carvalho rapidamente se tornou uma referência na cultura campo-grandense. Ao longo dos anos, com muitos desafios e superações, a escola construiu seu nome com garra e dedicação, consolidando-se entre as mais respeitadas e vitoriosas da cidade.

No barracão da escola, onde o samba é celebrado em sua forma mais pura, acontecem as criações dos figurinos, alegorias e fantasias que compõem o espetáculo. Ali, a herança da escola e a criatividade dos membros da comunidade se fundem para trazer à vida o que será visto na avenida.

Este ano, a Vila Carvalho levou para a avenida o enredo “Inês, de matriarca a força feminina da nação verde e rosa“, uma homenagem à mulher que ajudou a construir a história da escola. Com promessas de emoção e reconhecimento à sua trajetória, a escola pretende impressionar o público e conquistar mais um título.

Uma experiência única: o orgulho de desfilar

Desfilar na “Ala Arco-Íris” foi um momento de grande significado para mim, alguém que cresceu em , onde o carnaval e o samba estão no coração da cidade. Sentir-me representado nesta ala foi uma experiência incrível, que me encheu de alegria. Ver a homenagem a Dona Inês, uma mulher que sempre acolheu a diversidade, e saber que fazemos parte dessa história de inclusão, foi um dos momentos mais especiais da minha vida. Levar para a avenida as cores e o orgulho da comunidade LGBTQIAPN+ fez cada passo vibrar com uma emoção inesquecível.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
simone tebet

Simone recebe convite para mudar domicílio eleitoral e disputar o Senado em 2026

Em reunião com quilombolas, Vander anuncia construção de 300 casas no Tia Eva

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

reborn

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro diz que não sabia de pen drive no banheiro e que vai perguntar a Michelle se é dela

Ex-presidente afirmou que agente da PF solicitou para ir ao banheiro e retornou do cômodo com o pen drive

Cotidiano

Fumacê percorre três bairros de Campo Grande nesta sexta-feira

As equipes estarão nos bairros Jardim Veraneio, Novos Estados e Nova Lima, das 16h às 22h.

Política

Bolsonaro pode ser preso? Veja ex-presidentes que tiveram liberdade restrita pela Justiça

Alvo da PF nesta sexta-feira, ex-presidente está sob restrições impostas pela Justiça

Famosos

Acredite, é ele: Cantor Jão muda para cidade do interior e vira outra pessoa

Tatuagem no antebraço entregou que homem rústico do interior é o cantor de música pop