Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Ala Arco-Íris: Unidos da Vila Carvalho homenageia a diversidade presente por anos na escola

Com suas penas vibrantes, leques coloridos, brilho e glitter, a “Ala Arco-Íris” encantou a avenida no dia 3 de março, ao abrir os desfiles das escolas de samba em Campo Grande. Esse momento não foi somente uma celebração do Carnaval, mas também uma manifestação de resistência e inclusão, marcando o legado de mais de 50 … Continued
Helder Carvalho -
Ala Arco-Íris (Helder Carvalho)

Com suas penas vibrantes, leques coloridos, brilho e glitter, a “Ala Arco-Íris” encantou a avenida no dia 3 de março, ao abrir os desfiles das escolas de samba em . Esse momento não foi somente uma celebração do Carnaval, mas também uma manifestação de resistência e inclusão, marcando o legado de mais de 50 anos de história da Vila Carvalho.

A escola de samba verde e rosa sempre foi um símbolo de união entre paixão, e tradição. E foi nesse cenário que Dona Inês, uma das fundadoras da Vila Carvalho, se destacou como uma figura acolhedora e maternal, reconhecida por abrir as portas de sua casa e do samba para pessoas LGBTQIAPN+. Por muitas vezes, essas pessoas, marginalizadas e expulsas de seus lares, encontraram na escola e na casa de Dona Inês um porto seguro.

Mais do que uma simples ala, a “Ala Arco-Íris” materializa o desejo da matriarca, que pediu com carinho para que essa fosse feita. Desde o início, ela acolheu com amor aqueles que, na época, eram chamados de “bichas”, termo que, para ela, carregava um afeto especial. Seu filho, o Mestre Wlauer Carvalho, relembra com orgulho:

“Quando decidimos homenagear minha mãe, a primeira coisa que ela disse foi: ‘Eu quero a ala das bichas!’ Ela sempre dizia que quem ajudava a cuidar de tudo eram eles. A minha casa vivia cheia e eles sempre foram amigos de verdade. Esse foi o único pedido dela para o desfile.”

Mais de meio século de acolhimento e superação

Fundada por um apaixonado pelo samba, a Vila Carvalho rapidamente se tornou uma referência na cultura campo-grandense. Ao longo dos anos, com muitos desafios e superações, a escola construiu seu nome com garra e dedicação, consolidando-se entre as mais respeitadas e vitoriosas da cidade.

No barracão da escola, onde o samba é celebrado em sua forma mais pura, acontecem as criações dos figurinos, alegorias e fantasias que compõem o espetáculo. Ali, a herança da escola e a criatividade dos membros da comunidade se fundem para trazer à vida o que será visto na avenida.

Este ano, a Vila Carvalho levou para a avenida o enredo “Inês, de matriarca a força feminina da nação verde e rosa“, uma homenagem à mulher que ajudou a construir a história da escola. Com promessas de emoção e reconhecimento à sua trajetória, a escola pretende impressionar o público e conquistar mais um título.

Uma experiência única: o orgulho de desfilar

Desfilar na “Ala Arco-Íris” foi um momento de grande significado para mim, alguém que cresceu em , onde o carnaval e o samba estão no coração da cidade. Sentir-me representado nesta ala foi uma experiência incrível, que me encheu de alegria. Ver a homenagem a Dona Inês, uma mulher que sempre acolheu a , e saber que fazemos parte dessa história de inclusão, foi um dos momentos mais especiais da minha vida. Levar para a avenida as cores e o orgulho da comunidade LGBTQIAPN+ fez cada passo vibrar com uma emoção inesquecível.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Atlético-MG e Fluminense perdem e fecham semana trágica de brasileiros na Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição

Polícia

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Advogado foi executado no momento em que buscava os filhos na escola