Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Ala Arco-Íris: Unidos da Vila Carvalho homenageia a diversidade presente por anos na escola

Com suas penas vibrantes, leques coloridos, brilho e glitter, a “Ala Arco-Íris” encantou a avenida no dia 3 de março, ao abrir os desfiles das escolas de samba em Campo Grande. Esse momento não foi somente uma celebração do Carnaval, mas também uma manifestação de resistência e inclusão, marcando o legado de mais de 50 … Continued
Helder Carvalho -
Ala Arco-Íris (Helder Carvalho)

Com suas penas vibrantes, leques coloridos, brilho e glitter, a “Ala Arco-Íris” encantou a avenida no dia 3 de março, ao abrir os desfiles das escolas de samba em . Esse momento não foi somente uma celebração do Carnaval, mas também uma manifestação de resistência e inclusão, marcando o legado de mais de 50 anos de história da Vila Carvalho.

A verde e rosa sempre foi um símbolo de união entre paixão, e tradição. E foi nesse cenário que Dona Inês, uma das fundadoras da Vila Carvalho, se destacou como uma figura acolhedora e maternal, reconhecida por abrir as portas de sua casa e do samba para pessoas LGBTQIAPN+. Por muitas vezes, essas pessoas, marginalizadas e expulsas de seus lares, encontraram na escola e na casa de Dona Inês um porto seguro.

Mais do que uma simples ala, a “Ala Arco-Íris” materializa o desejo da matriarca, que pediu com carinho para que essa fosse feita. Desde o início, ela acolheu com amor aqueles que, na época, eram chamados de “bichas”, termo que, para ela, carregava um afeto especial. Seu filho, o Mestre Wlauer Carvalho, relembra com orgulho:

“Quando decidimos homenagear minha mãe, a primeira coisa que ela disse foi: ‘Eu quero a ala das bichas!’ Ela sempre dizia que quem ajudava a cuidar de tudo eram eles. A minha casa vivia cheia e eles sempre foram amigos de verdade. Esse foi o único pedido dela para o desfile.”

Mais de meio século de acolhimento e superação

Fundada por um apaixonado pelo samba, a Vila Carvalho rapidamente se tornou uma referência na cultura campo-grandense. Ao longo dos anos, com muitos desafios e superações, a escola construiu seu nome com garra e dedicação, consolidando-se entre as mais respeitadas e vitoriosas da cidade.

No barracão da escola, onde o samba é celebrado em sua forma mais pura, acontecem as criações dos figurinos, alegorias e fantasias que compõem o espetáculo. Ali, a herança da escola e a criatividade dos membros da comunidade se fundem para trazer à vida o que será visto na avenida.

Este ano, a Vila Carvalho levou para a avenida o enredo “Inês, de matriarca a força feminina da nação verde e rosa“, uma homenagem à mulher que ajudou a construir a história da escola. Com promessas de emoção e reconhecimento à sua trajetória, a escola pretende impressionar o público e conquistar mais um título.

Uma experiência única: o orgulho de desfilar

Desfilar na “Ala Arco-Íris” foi um momento de grande significado para mim, alguém que cresceu em , onde o carnaval e o samba estão no coração da cidade. Sentir-me representado nesta ala foi uma experiência incrível, que me encheu de alegria. Ver a homenagem a Dona Inês, uma mulher que sempre acolheu a diversidade, e saber que fazemos parte dessa história de inclusão, foi um dos momentos mais especiais da minha vida. Levar para a avenida as cores e o orgulho da comunidade LGBTQIAPN+ fez cada passo vibrar com uma emoção inesquecível.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Fachada do MPMS no Parque dos Poderes

MPMS gasta R$ 128 mil com poltronas de luxo semelhantes a usadas por juízes em Alagoas

cepol

Motorista de caminhonete é preso por embriaguez e porte de arma após fuga na BR-163

deputados projeto bancada trump

Deputados federais de MS entram em recesso na segunda quinzena de julho; confira datas

Justiça expede mandado de prisão para 71 por tráfico no Rio

Notícias mais lidas agora

ex-coordenador apae

Acusado de desvios na Apae confessa que pagou R$ 12,3 mil para ‘sumir’ com quase meio milhão

Tradição, fé e diversão movimentam dezenas de fiéis em dia de Santo Antônio

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

briga

VÍDEO: Estudantes brigam na saída de escola na Vila Margarida

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Show de graça no Parque das Nações e muitos arraiás: veja o que fazer no fim de semana

Programação ainda conta com feiras e coletivo de brechós

Polícia

Idoso de 77 anos é socorrido após atropelamento em Corumbá

Vítima apresentou contusão e leve hemorragia

Cotidiano

Tradição, fé e diversão movimentam dezenas de fiéis em dia de Santo Antônio

Serão 17 mil bolos de pote distribuídos até às 13h, com 3 mil alianças

Política

Veja como votaram os deputados de MS sobre o aumento de pena para porte de arma de uso proibido

Três deputados federais de Mato Grosso do Sul votaram contra o aumento da pena e cinco foram favoráveis