Em um mês repleto de atividades culturais gratuitas, a ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras) realiza, nesta quarta-feira (9), sua primeira oficina literária de abril, abordando a relação entre literatura e gramática – tema que, nas últimas décadas, tem sido alvo de debates devido ao distanciamento entre a linguagem literária e o padrão culto contemporâneo.
Ministrada pelo imortal da ABL (Academia Brasileira de Letras) Ricardo Cavaliere, a oficina “O vínculo eterno entre literatura e gramática” ocorrerá às 14h, no Curso de Letras da UEMS (Campus José Abrão), com entrada franca e traje esporte. O evento integra o projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”, uma parceria com a Setesc e a Fundação de Cultura de MS.
Literatura e gramática: uma relação necessária?
Cavaliere, titular da cadeira nº 8 da ABL, adiantou que a oficina fará um painel histórico da ligação entre arte literária e gramática, da Antiguidade aos dias atuais.
“Apesar das críticas, a literatura mantém seu papel essencial na descrição da norma-padrão, especialmente como expressão máxima das potencialidades estilísticas da língua”, destacou o acadêmico, doutor em Língua Portuguesa e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Novos caminhos para a ASL
O presidente da ASL, Henrique de Medeiros, ressaltou que a iniciativa pode abrir portas para futuros projetos em parceria com a ABL, ampliando a participação de professores e estudantes nas atividades da Academia.
“Esse formato de oficina é um piloto que pode se expandir, fortalecendo o diálogo entre instituições e a comunidade acadêmica”, afirmou Medeiros.
Sobre Ricardo Cavaliere
Com vasta trajetória acadêmica, Cavaliere é autor de obras como “Fonologia e morfologia na gramática científica brasileira” e vencedor de prêmios como a Medalha do Mérito Filológico e o Prêmio Celso Cunha. Além da ABL, integra entidades como a Academia Brasileira de Filologia e a Société de Linguistique Romane.
Serviço:
📅 Data: 09/04 (quarta-feira)
⏰ Horário: 14h
📍 Local: UEMS – Av. Dom Antônio Barbosa, 4155 (José Abrão)
🎟️ Entrada: Gratuita
Realização: ASL, ABL, Setesc e Fundação de Cultura de MS.