Flagra “indiscreto” de um casal de gafanhotos durante o “rala e rola” impressionou fotógrafo de Campo Grande (MS) na última semana. Ele fazia imagens em uma fazenda a 70 quilômetros do município de Água Clara (MS), quando se deparou com a dupla se “atracando”.
“E, silenciosamente, a fábrica de gafanhotos está a pleno vapor“, comenta Wilmar Carrilho, profissional de imagens responsável pelo registro.
A cena, nem sempre fácil de ser vista na natureza, chamou a atenção do fotógrafo, que fez um “álbum” de trechos da cópula dos insetos, considerados pragas para as plantações.
Veja:



Como os gafanhotos se reproduzem
Ao Jornal Midiamax, o biólogo José Milton Longo confirma que “esse é um comportamento típico da espécie em período reprodutivo” e destaca uma característica importante dos gafanhotos: as fêmeas são maiores que os machos.
Os registros realizados na fazenda de Mato Grosso do Sul mostram o macho, bem menor, sobre o corpo da parceira. Na época de reprodução, os exemplares masculinos sobem sobre o dorso das fêmesa e inserem seu espermatozoides.
Após a fecundação, as fêmeas depositam seus ovos no solo, e, para isso, enterram seu abdome na terra, onde os ovos ficam protegidos de ataques e intempéries da natureza, até eclodirem e darem vida a uma nova geração de gafanhotos.
Confira:
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.