Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

Carta de Arcebispo de Campo Grande expõe entraves entre o movimento e a Igreja Católica e não recomenda que fiéis façam parte do grupo
João Ramos -
legendarios arcebispo
Intenção de escrever a carta surgiu após vários fiéis perguntarem à Igreja se era correto participar do Legendários. (Fotos: Reprodução das Redes Sociais e Arquivo, Midiamax)

A carta escrita por Dom Dimas Lara, Arcebispo da Arquidiocese de (MS), não recomendando o movimento Legendários a fiéis da tem dado o que falar.

Repercussão do posicionamento nas expõe que as declarações ainda não foram totalmente compreendidas por católicos entusiastas do grupo, que chegam a rebater a orientação do líder da Igreja.

No entanto, a carta, assinada por Dom Dimas Lara e pelo Padre Emilson José Bento, Chanceler do Arcebispado, evidencia ao menos quatro pontos do Legendários que conflitam não apenas com a fé católica, mas também com os dogmas da Igreja, levando ao desaconselhamento da adesão ao retiro.

Basicamente, o fato de não ser um grupo católico resumiria os conflitos, mas outros pormenores destacados na nota reforçam as razões que levaram ao alerta. Confira:

1) É espiritual, mas não católico

A intenção de escrever a carta surgiu após vários fiéis perguntarem à líderes da Igreja em Campo Grande (MS) se era correto participar do Legendários.

A partir disso, a carta foi escrita sob o argumento de que o movimento não é católico e isso já bastaria para não ser recomendado aos membros da comunidade cristã.

2) Legendários não dialoga com dogmas da Igreja Católica

A proposta espiritual dos Legendários é outro ponto que conflita com a Igreja Católica, conforme a carta, pois não está em comunhão com os meios ordinários de santificação e formação cristã da religião, como os sacramentos e a vida comunitária paroquial. Desse modo, não se configura uma expressão autêntica da espiritualidade católica.

3) Exercícios e desafios físicos intensos

Ainda que não se defina pertencente a alguma religião, o Legendários foi fundado por um pastor e prega valores humanos sensíveis, mas com atividades não validadas pela Igreja Católica Apostólica Romana, como a prática de exercícios físicos para a restauração do espírito.

A carta enfatiza que, assim, o Legendários incentiva experiências imersivas de cunho espiritual não católico, exercícios e desafios físicos intensos ao ar livre como métodos para regeneração espiritual — algo que a Igreja não compactua, pois oferece riscos à saúde física e emocional dos participantes.

4) Personalidades evangélicas atuam como porta-vozes

O fato do grupo trabalhar fortemente a adesão de figuras públicas, de empresários, influenciadores digitais e personalidades do mundo evangélico também contradiz o e é reforçado na carta.

Nesse contexto, como o movimento é encabeçado por lideranças de outra religião, é desaconselhado a quem faz parte de comunidades católicas.

Vale reforçar que o bispo não proibiu os fiéis de fazerem parte do Legendários, mas emitiu sua recomendação motivado por um questionamento dos mesmos. Confira a nota na íntegra:

pontos dos legendários que conflitam com católicos
Carte é assinada por Arcebispo de Campo Grande e Chanceler do Arcebispado

Movimento Legendários

Fundado em 2015 na Guatemala pelo pastor Chepe Putzu, o Legendários é um “movimento para homens que busca restaurar o desenho original do homem: um líder que ama, honra e une”, sob o lema “AHU – Amor, Honra e Unidade”.

Para tanto, propõe experiências na natureza, geralmente em montanhas, onde os participantes são submetidos a desafios físicos que testem sua resistência e reforcem sua masculinidade, supostamente embasados pela palavra de Deus.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

9096bets: aposte com segurança em uma plataforma líder em 2025

Últimas Notícias

Esportes

Brasil empata com a Colômbia e avança na liderança da Copa América Feminina

Agora, a equipe comandada por Arthur Elias enfrentará o Uruguai, segundo colocado do Grupo A

Polícia

Veterano da PM morre após crise em via pública de Campo Grande

Após parada cardiorrespiratória, a vítima não resistiu mesmo diante de quase uma hora de tentativas de reanimação

Polícia

Cansada do ‘som alto’, mulher chama polícia para vizinho mesmo sob ameaça

Caso aconteceu no Aero Rancho, em Campo Grande. O autor já havia a ameaçado caso ela procurasse a polícia

Polícia

Mulher é presa com quase meia tonelada de maconha na MS–156 rumo a SP

Prejuízo estimado ao crime organizado foi de R$ 950 mil, segundo a corporação.