Com o tema “Caminhos de Memória: Territórios, Saberes e Resistências”, estreia, nesta segunda-feira (11), a 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural em Mato Grosso do Sul. O evento promove um movimento de valorização da memória coletiva das tradições populares e das expressões culturais que formam a identidade do Estado. A iniciativa acontece em 14 municípios, e conta com 51 ações culturais, incluindo seminários, oficinas, exposições, rodas de conversa, festivais, atividades educativas e apresentações artísticas.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Conforme o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes Pinto, o tema escolhido para o evento convida a população a refletir sobre os percursos históricos e os modos de vida das comunidades sul-mato-grossenses, com ênfase em experiências vividas por povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pantaneiros e urbanos. “Esta primeira edição representa um marco histórico para as políticas culturais do Estado. Estamos demonstrando que a preservação do patrimônio cultural pode ser democrática, participativa e transformadora”, afirma.
A abertura da programação ocorre na segunda-feira (11), às 17h30, no Arquivo Público Estadual, com a Exposição Fotográfica “Erva Mate – Nos tempos dos Ervais por Hélio Serejo”. A exposição traz o acervo do Arquivo Público Estadual, Instituto Histórico e Geográfico de MS e de Helta Barbosa Serejo, numa parceria do acervo de objetos e documentos referentes a Hélio Serejo.
Ainda de acordo com os curadores da exposição Rita Natalia Serenza e Douglas Alves da Silva, a escolha da erva-mate como fio condutor não foi casual. “Ela representa a essência da sociabilidade sul-mato-grossense e conecta diferentes territórios e gerações em torno de uma tradição compartilhada”.
A curadoria da exposição que tem como fio condutor a obra de Helio Serejo foi elaborada conjuntamente com o Instituto Histórico e Geográfico de MS, com a jornalista Lu Tanno e a historiadora Madalena Greco, componentes da instituição.
O evento é uma iniciativa da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) em parceria com o IPHAN/MS e o CAU/MS.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.