VÍDEO: No Pantanal, guia flagra ‘briga de família’ entre onças-pintadas

Diego capturou o momento exato em que avó e neta ‘partem pra cima’ no Pantanal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Flagrante foi registrado no rio São Lourenço (Diego Almeida)

Uma onça-pintada foi flagrada repreendendo sua neta durante um passeio de observação no Parque Estadual do Encontro das Águas, na região do Pantanal Norte em Mato Grosso, no domingo (1). A briga teria ocorrido porque a avó, a onça Patrícia, acreditou que a neta, Marcela, estava prestes a atacar um filhote que estava escondido nas proximidades.

O flagrante de encher os olhos aconteceu durante uma expedição de turismo com recorde de avistamentos, onde o grupo viu 12 onças em um único dia. O episódio foi registrado pelo guia, Diego Almeida, que descreve o momento emocionante da captura. “Foi incrível de fazer, mas linda é a vista a olho nú”, conta.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Vida no Pantanal

Além de guia e amante de animais, Diego é fotógrafo e atendia uma família de turistas no dia em que gravou o vídeo. “Mesmo fazendo isso milhares de vezes, esse momento é único e incrível!”, afirma. O guia visitou o Pantanal em 2019 e ficou maravilhado com a beleza do bioma. Quatro anos depois, decidiu abandonar a área de TI e viver no meio da natureza e dos animais, enquanto gerencia a agência de turismo da família.

Agora, Diego se dedica a fotografar e compartilhar o Pantanal com o mundo. “O que tento passar nas minhas fotografias é que a natureza é maravilhosa! Registrar esses momentos nos mostra o quanto é importante a preservação”. Assim, o guia aproveita para destacar a importância de capturar momentos como esse para a conscientização sobre a vida no Pantanal. “Espero abrir os olhos de quem faz queimas e caças que estão acabando com o nosso bioma, vidas e fonte de renda de varias pessoas”.

Veja o vídeo:

Apesar da legenda do vídeo estar “Briga entre mãe e filha”, a agência responsável pela expedição explica que posteriormente recebeu a confirmação de que as onças-pintadas do vídeo são avó e neta. A Patrícia é uma das primeiras onças monitoradas do bioma.

Como é possível saber que são onças-pintadas “avó e neta”?

O Pantanal é o lugar do mundo onde existe a maior concentração de onças-pintadas, segundo pesquisas realizadas pela Embrapa-Pantanal. Por esse motivo, existe um trabalho desenvolvido por grupos de cientistas que estudam e fazem a catalogação dos felinos avistados por eles.

Dessa forma, as onças são fotografadas e identificadas por meio das manchas, que funcionam como digitais – cada um tem a sua combinação única.

Veja outras matérias de onças-pintadas no Pantanal

Conteúdos relacionados