Há cinco anos, a rotina de Valdineia Duailibi Ferreira ganhou o privilégio da companhia de um casal de araras-canindé. As aves construíram ninhos em uma palmeira na varanda da fazenda em Bandeirantes, a 70 quilômetros de Campo Grande.
Em agosto deste ano, os ovos dos filhotes chocaram no ninho – o abrigo das aves é utilizado pela quarta vez na palmeira. Agora, as pequenas estão começando a sair do local para exibir a pelagem característica da espécie.
“Desde quando eles saíram do ovinho, venho cuidando deles. É do lado da minha pia, na minha varanda. Eles escutam a minha voz e ficam me cuidando escutando. Eles já estão prontos para voar. Pela manhã ficam todas no pé de baru, no fundo da casa, e a tardezinha na frente, voando em cima do ninho”, descreve.

A fazenda fica a 35 quilômetros da área urbana de Bandeirantes. Valdineia conta que já prevê a falta da ninhada ao alçar o voo. Ao todo, oito araras vivem na região, com frutas em abundância, como do coqueiro.
“Ficam em volta, bebendo água de coco e comendo a castanha, gritando, conversando entre elas. Quando tem som muita gente em casa, ficam numa revoada aqui em cima, gritando e voando, parecendo que quer participar da conversa. Elas cavaram’ a palmeira, acho que não terá mais ninho, pois já está muito baixa”.
Confira o vídeo:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.