Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Última Semana: Terra e Paixão repete truque final de Pantanal para encerrar a história em MS

Sucesso de "Pantanal" e "Terra e Paixão" não fizeram a Globo voltar a MS para gravar cenas finais, como costuma ocorrer em produções ambientadas fora do eixo Rio-São Paulo
João Ramos -
ultima semana terra e paixao

Começa nesta segunda-feira (14) a última semana da novela das nove da “Terra e Paixão”, ambientada em . Apesar de não ter feito o mesmo sucesso estrondoso do remake de “Pantanal” (2022), o folhetim de Walcyr Carrasco sai de cena em alta, quebrando recordes. Além disso, a emissora repetiu na atual trama das 21 horas o mesmo “truque” para encerrar a história em MS.

É que, assim como “Pantanal”, a TV Globo optou por não voltar ao Estado para gravar as últimas cenas de “Terra e Paixão”. Para tanto, precisou simular o ambiente sul-mato-grossense utilizando recursos dos Estúdios Globo e locações no .

Contudo, enquanto a produção do remake fez duas viagens ao bioma (uma antes da novela estrear e outra com a obra já no ar), “Terra e Paixão” ganhou apenas uma temporada de sua equipe no Estado escolhido para sua ambientação.

Ainda assim, embora tenha realizado as duas viagens, “Pantanal” não conseguiu gravar suas cenas finais em MS. Tanto que nem a sequência derradeira de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) em um barco com os filhos de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa) foi rodada no Pantanal. Do mesmo modo como nenhum dos desfechos de “Terra e Paixão” foi gravado no Estado.

Histórico

A equipe da trama de Walcyr Carrasco esteve nas cidades de Dourados e Deodápolis entre o fim de janeiro e metade de fevereiro de 2023 e passou menos de um mês na região rodando as cenas iniciais para ambientar a fictícia Nova Primavera. Fazendas da área também foram escolhidas para representar as propriedades da protagonista Aline (Bárbara Reis) e do vilão Antônio La Selva (Tony Ramos).

No entanto, depois que as passagens filmadas em MS se esgotaram, a TV Globo passou a representar as fazendas do Estado em propriedades rurais do , bem diferentes das que abriram o folhetim e, inclusive, sem a tão mencionada terra vermelha – que não ocorre no RJ.

A novela chegou a enfrentar um aperto no cronograma com atrasos nas gravações e também passou por turbulências como baixa audiência e repercussão negativa, fazendo a TV Globo deixar de priorizá-la. Desse modo, qualquer possibilidade de viagem terminou descartada.

Volta por cima

Após diversas alterações na história, os problemas foram todos contornados e “Terra e Paixão” termina em alta, elevando o Ibope a números não alcançados justamente desde o final do remake de “Pantanal”, em outubro de 2022.

A novela assinada por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes ainda tirou a faixa das 21 horas da lama após o fracasso de “Travessia”, de Glória Perez. Entretanto, nada disso fez a produção retornar a Mato Grosso do Sul para filmar os desfechos, como costuma ocorrer em novelas que não se passam no eixo Rio-.

A exemplo: “Mar do Sertão”, folhetim das 18 horas finalizado em março de 2023, era ambientado no Nordeste. Nas últimas semanas, os protagonistas foram para a região e gravaram diversas sequências in loco para serem exibidas até o último capítulo.

Coluna do Jornal O Globo destacou viagem para gravações das últimas cenas
Coluna do Jornal O Globo destacou viagem ao Nordeste para gravações das últimas cenas

No caso de “Terra e Paixão”, apenas uma equipe de cinegrafistas, com drones, voltou a MS para realizar novos takes externos das plantações e do distrito Lagoa Bonita, em Deodápolis – que teve suas ruas usadas para cenário de ambientação de Nova Primavera.

Os atores, por sua vez, se concentraram nos Estúdios Globo e em externas no Rio de Janeiro desde fevereiro do ano passado.

Gran finale

“Terra e Paixão” encerrou suas gravações na última sexta-feira (13). No fim de semana, após os estúdios serem fechados, toda a equipe se reuniu para uma festa de despedida.

Sucesso consolidado, a trama levou a cultura sul-mato-grossense para as casas dos brasileiros e manteve o Estado em alta na mídia nacional pelo terceiro ano consecutivo. O último capítulo vai ao ar nesta sexta (19), logo após o Jornal Nacional.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
transita

Lista: Agetran divulga relação de condutores que cometeram infrações em agosto; confira

Deputados de MS votam projeto para gratificação de 10% a magistrados em comarcas de difícil provimento

Presídios do Rio terão equipamentos para bloquear sinal de celular

Levando a guavira como símbolo de MS, campo-grandense representa Pantanal no Miss Eco Brasil 2025

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Câmara de Água Clara gastou R$ 1 milhão em diárias só em 2025

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai assistir o Desfile da Independência? Programação terá mais de duas horas em Campo Grande

Interdições no trânsito começam na tarde de sábado

Polícia

‘Coração gigante’, diz filho de servidor da Câmara morto em acidente em Campo Grande

Motorista que atingiu Wagner foi ouvido na delegacia

Transparência

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

Enquanto a média nacional é de frotas com 6,5 anos, Consórcio mantém veículos com mais de 10 anos nas ruas

Política

Sancionada lei para criar mais 160 cargos efetivos no TJMS

São 150 cargos de analista judiciário e 10 vagas de técnico de nível superior