Tem pet em casa? Campanha conscientiza sobre câncer em animais domésticos

Campanha Outubro Rosa Pet vai promover castração de pets em 79 municípios de MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
cachorro
Tutores com cães no Parcão, espaço exclusivo para cachorros, na Praça Ayrton Senna do Brasil (Foto: Arquivo, Midiamax)

Ter um animalzinho de estimação em casa requer muito zelo, e quanto mais cuidados preventivos que contribuam para a saúde dele, melhor!

Uma das doenças que mais causam a morte de animais domésticos é o câncer, e os mais comuns são de mama, útero e ovário. Assim, é sempre importante ficar de olho, e adotar as medidas certas para evitar a doença nos pets.

De acordo com dados do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), 60% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem câncer de mama. Nesses casos, a castração é o melhor jeito de prevenir a doença, além de tumores no ovário e útero. Os profissionais desaconselham a aplicação de injeções anti-cio, que, ao contrário, provocam o aparecimento dos tumores.

A idade do animal também é um fator a ser levado em conta, já que 80% dos animais acima de sete anos podem desenvolver esses tipos de câncer. Assim, quanto mais precoce a castração, mais a medida previne contra as doenças.

Campanha Outubro Rosa Pet

Nesse mês de outubro, a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal) lança a campanha estadual Outubro Rosa Pet.

De acordo com o médico veterinário da Suprova, Samuel Figueira, a campanha vem acompanhada de um programa de  castração para auxiliar na prevenção de doenças em animais. 

“Será um programa que percorrerá os 79 municípios do estado, com previsão de início no próximo ano. O objetivo é realizar castrações gratuitas em cães e gatos, independentemente de raça e peso, com limite de idade de até oito anos”, explicou.

A castração é um procedimento minimamente invasivo. “No caso de cadelas e gatas, removemos os ovários e o útero, bloqueando a produção de hormônios que podem estimular o desenvolvimento de tumores”, explica o veterinário.

As cirurgias serão feitas em unidades móveis, e o agendamento será feito de forma online. Além da castração, os animais serão microchipados para incentivar a guarda responsável. Para mais informações sobre a campanha, a Suprova disponibiliza o telefone (67) 3316-9192.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

casamento mariano jakelyne fazenda 3